domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tomado: Surazo Late Harvest 2003

Esse eu tomei!
Acompanhou a sobremesa do jantar de ontem (27.02.2010), uma torta de gianduia com caramelo e bolacha champagne, Dobosch (Dobosch Torte) comprado na Confeitaria Christina (http://www.confeitariachristina.com.br/).
O vinho é um late harvest chileno também comprado na Empório Mercantil (http://www.emporiomercantil.com.br/), importado pela Porto Mediterrâneo (http://www.portomediterraneo.com.br/). É um vinho de sobremesa bem diferente de tudo que eu já tomei. Não tem nada a ver com os Sauternes que são a referência natural para os vinhos do tipo late harvest. Tem uma certa acidez, e é inegável o sabor de uva passa (“uva pobre” como diria o Luis Pato).
É produzido com as uvas semillon e riesling. Com a sobremesa ele harmonizou bem, não é um vinho que dê para ser tomado como aperitivo, exige um acompanhamento.
Valeu pela experiência, é sempre interessante tomar um vinho tão diferente.

Tomado: Abadal Crianza 2005

Esse eu tomei!
Foi o segundo vinho do jantar de ontem (27.02.2010). Acompanhou, e muito bem, o excelente risoto preparado pelo Frotinha.
Comprei ontem mesmo no Empório Mercantil (http://www.emporiomercantil.com.br/), mas é importado pela Decanter (http://www.decanter.com.br/).
É um crianza diferenciado, seja pela região em que é produzido, Pla de Bajes, não me lembro de ter tomado nada desta região; seja porque é feito com uvas de castas francesas, cabernet savignon e merlot. Os crianzas são usualmente feitos com uvas tempranillo.
Mantém a característica dos espanhóis, um pouquinho mais adocicado que os crianzas mais tradicionais. Madeira e fruta na medida. Excelente vinho. Bom custo benefício. Certamente tomaremos mais dele.

Tomado: Villa Borghetti (Valpolicella) 2008


Esse eu tomei!
Ontem (27.02.2010), aqui em casa com o chefe de cozinha Rodrigo Frota (vulgo Frotinha), a Isabela e a Giovana.
Foi o Frotinha quem trouxe, foi um dos vinhos que ele recebeu da Sociedade da Mesa (http://www.sociedadedamesa.com.br/).
A Sociedade da Mesa tem um programa em que os associados recebem mensalmente 6 garrafas de um vinho selecionado pela direção da sociedade.
O Frotinha é um dos precursores da sociedade e um entusiasta do programa. O objetivo do programa é garantir vinhos para o dia a dia dos associados. Empenham-se em buscar vinhos de excelente custo benefício, como é este Valpolicella.
O vinho: Trata-se de um vinho sem muitas pretensões, é um vinho simples. Porém, muito bem feito. Sem as enganações usuais da maioria dos vinhos destinados ao dia a dia. Nada de correções com adições ou madeira. É um vinho extremamente leve, agradável. Superou minhas expectativas para um Valpolicella. Os vinhos desta região, que encontramos no mercado brasileiro, são muito inferiores a este.
O vinho acompanhou bem o presunto espanhol que comemos enquanto o Frotinha preparava o seu risoto de calabresa com mussarela.
A última taça da garrafa foi destinada ao risoto.
Excelente custo benefício. Parabéns ao pessoal da Sociedade da Mesa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails