segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tomado: Fontes Velhas Reserva Touriga Nacional 2007

Esse eu tomei!
Foi o primeiro vinho que tomamos no jantar de aniversário da Dani. O Marcel que levou - foi presente do ilustre Dr. Bragança.
Muito bom vinho, cor escura, aromas de fruta, mas com predominância de tostados e madeira. No sabor muita maciez, fruta, mas também predominância de madeira.
Um vinho redondo, fácil de tomar e com bom corpo para acompanhar comidas bem temperadas e massas.
Só senti falta de um floral mais acentuado, típico da Touriga Nacional. Acho que ficou muito em madeira nova e arredondou além da conta o vinho.

Tomado: Porto Sandeman Tawny 20 anos

Esse eu tomei ! (estou tomando, pois a garrafa ainda não acabou)
Depois de uma bele macarronada, abrimos um chocolatinho bem leve, o Lindt de Pistache, para bebericarmos um portinho, a primeira garrafa que abro daquelas que trouxe recentemente de Portugal.
Estava curioso, pois eu e o Carlos gostamos muito da Sandeman (da vinícola e da visita que fizemos), mas o Carlão achou o 10 anos deles inferior à média do que provamos. Foi por isso que abri essa garrafa, queria ver se o 20 anos decepcionava ou não.
Sinceramente não decepcionou, apesar de não ter sido o melhor 20 anos que tomei.
O ponto é que nesse patamar (tawny 20 anos) é difícil dizer que o vinho não é um show. Já é bastante complexo, o álcool fica muito escondido e as sensações são muito agradáveis. Minha irmã, que nunca tinha tomado um 20 anos, ficou surpresa com a qualidade e sabor que um Porto pode ter. Mudou sua concepção de vinho do Porto. Acho que surgiu mais uma Portófila na família.
Não preciso nem perder muito tempo descrevendo o vinho, tem aqueles aromas amendoados e tostados, frutas secas no sabor, com um final melado e persistente. Ótimo.
Aliás, acho que esse Porto cai bem com salgados leves. De noite testei combinar uma dose com queijo cremoso e nozes, ficou muito bom, melhor que com o chocolate (ainda que tenha sido um lindt bem leve).

Tomado: Barolo Coppo 2004

Esse eu tomei!
Acompanhado do sempre excelente macarrão com molho ao sugo da Guiomar (molho denso, daqueles que você tem que comer sempre com um pão, para molhar/"xuxar"). Minha irmã Thaís também ajudou a exterminar essa garrafa.
Destaco que ganhei esse vinho de presente de meus amigos da 'Consultoria Trabalhista' do escritório. Agradeço especialmente ao Henrique pela escolha, foi realmente uma ótima pedida, candidato a vinho do mês de maio !!
O vinho: Surprendeu pela leveza e delicadeza. Apesar da cor escura e dos aromas tostados, tem o sabor bem frutado, corpo médio para leve, com final muito redondo, parecido com a sensação de um borgonha. Acidez no ponto certo, caiu perfeito com o molho de tomate.
Bastante complexo, agradou muito, o decanter se esvaziou rapidamente...
Acho que foi o primeiro Barolo que postamos aqui...mas não será o último...os vinhos italianos são sempre muito bons com uma bela massa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails