terça-feira, 30 de março de 2010

Tomado: Angélica Zapata Chardonnay 2005

Esse eu tomei!
Pode se dizer que é um clássico. Em termos de brancos da América do Sul tomei poucos vinhos como este.
Esta foi a 3ª garrafa, do mesmo vinho, que tomei neste sábado (27/03/2010) em um agradável almoço no restaurante argentino 348 na companhia da Gi, Edu, Laura, Felipe e Carol.
Trata-se de um chardonnay potentíssimo, encorpado, macio. O site da Mistral (que o comercializa por justos R$ 78,30) o indica como "amanteigado"! De fato. Rs... não resisto em concordar (mais um passo rumo às pêras mastigadas...rs... em breve chegamos lá).
O que importa é que é um vinho de personalidade. Afirma-se como um argentino, e é coerente com a linha do Catena. O vinho estagia em madeira por 11 meses, sendo 73% em barrica de carvalho francês novo. Ora, coisa nada comum aos brancos.
A madeira lhe dá um corpo que não lhe deixa fazer feio diante de um churrasco argentino.
O calor do sábado nos levou a tomá-lo em uma temperatura bem mais baixa do que o recomendado, quase na temperatura em que as cervejas são servidas, uma pena, tenho certeza que aos 8ºC seria ainda muito melhor.
P.S.: Com a sobremesa, panqueca de doce de leite, tomamos, mais uma vez, um Catena Semillon Deux 2007 (http://esseeutomei.blogspot.com/2010/03/tomado-catena-semillon-deux-2007.html). Fantástico, com o doce de leite fico ainda melhor do que com a torta de limão do post anterior.

Tomado: Don Melchor 1999

Esse eu tomei!
Estava "folheando" o nosso vinhálbum quando me deparei com um exemplar que tomamos (Eu, Taci, Carlão, Gi, Edu e Laura) em 12/01/2010, e que ficou meio esquecido em razão da enxurrada de vinhos portugueses (e alguns espanhóis) que tomamos nas férias de janeiro.
No entanto, esse vinho merece destaque, não só por ser um ícone dos vinhos do novo mundo, como por ser realmente um ótimo cabernet sauvignon.
O vinho: Estava muito saboroso, potente, final marcante. Certamente está muito jovem ainda, precisa decantar ou de mais alguns pares de anos de guarda. Pelo que li, esta safra de 1999 é uma das melhores da história do Don Melchor.

Eis um chileno que realmente impressiona.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails