segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tomado: Barolo Coste di Ponente 2005

Esse eu tomei!
No almoço de domingo, saboreando uma massa a bolonhesa e um pernil no pão francês (comemos pouco no domingo...).
Este vinho foi trazido da Itália por um amigo, mas confesso que estranhei a garrafa, normalmente o Barolo tem a garrafa igual aos borgonhas...Normalmente, pois muitos grandes barolos tem essa garrafa tradicional. Mas isso é o de menos, o que importa é o interior.
Pesquisei o produtor e o nome do vinho na internet e não achei este vinho em específico. Só vi que o produtor parece ser o Gomba Boschetti (produtor da região de Barolo, mas estranhei não constar o Boschetti nesse rótulo, posso estar errado sobre isso). Se alguém souber algum detalhe me avise, fiquei curioso.
Enfim, conhecendo ou não o produtor, abrimos o vinho.
A coloração era um rubi começando a alaranjar. Apresentou aromas leves, especialmente frutas, tabaco e especiarias. Na boca estava muito tânico, seco, com um tostado no final e um toque apimentado.
Decantamos o vinho para ver se ele abria. Depois de 15 minutos o vinho era outro. Aromas mais marcantes e frutados e corpo mais macio. O vinho tem bons taninos mesmo, que ficaram mais palatáveis com a areada.
Com a comida ficou perfeito, arredondou o resto que precisava.
Em suma, adoro tomar esses vinhos italianos clássicos, saborosos e pontentes. Ótimo almoço.

Tomado: Espumante Maximo Boschi Speciale 2006

Esse eu tomei!
Tomamos este espumante para abrir a noite de sábado. Um espumante nacional muito bom, dos meus preferidos. A versão mais simples "Tradizionale" já é muito boa, mas essa "Speciale" passa 36 meses descansando antes de ser comercializado.
É bem mais complexo, cremoso, já com aquelas notas de castanha, cereais. Sem amargor, é muito fresco e tem corpo até para aguentar alguns acompanhamentos.
Compro sempre no Emporio Del Mundo, onde sai por volta de R$ 65. O Tradizionale é menos de 40 reais e já vale à pena.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails