quinta-feira, 18 de março de 2010

Tomado: Buçaco Tinto Reserva 1996

Esse eu tomei!
Este foi o segundo vinho do jantar e o último vinho que tomamos no Hotel Palace Buçaco.
Este rótulo foi o retirado da garrafa, trata-se de um rótulo novo, por isso que consta "Reservado", e não "Reserva", como era utilizado pelo Buçaco até 1999.
O vinho: Coloração vermelha forte, com aromas bem peculiares (animais e um pouco de fruta). Aliás, o aroma era a única semelhança deste vinho com o da safra 1982, comentado no post anterior.
No sabor, este vinho era bastante denso e forte, uma "porrada na orelha", que foi amansando no copo, tornando-se muito bom acompanhamento para a refeição.
O final de boca era muito macio e redondo, além de persistente. Gostamos muito (exceto as meninas que, em razão do aroma peculiar, não gostaram do vinho).
Reitero aqui que a experiência em Buçaco e com os Buçacos foi incrível, são vinhos únicos e realmente bons.
Trouxe uma garrafa de 2004 e acho que o Carlos trouxe um 2001 (muito recomendado pelo gerente do Hotel), mas pelo que vimos teremos que esperar envelhecer um bocado antes de valer à pena abrirmos os vinhos. Eles precisam de pelo menos 15 anos...
Finalmente, não podia deixar de registrar nosso fim de noite (após jantarmos e visitarmos a adega do Hotel - vide post (http://esseeutomei.blogspot.com/2010/02/adega-do-palacio-bucaco.html), quando tomamos um 'Portinho' (tawny 10 anos, básico) na bela mesa que decorava o hall do segundo andar do Hotel, onde ficavam nossos quartos:

PS: Vestimos os ternos apenas para dar um tom aristocrático à visita, não sendo exigência do Hotel, nem hábito dos frequentadores do restaurante... Deu para dar risada.

Tomado: Buçaco Tinto Reserva 1982

Esse eu tomei!
No jantar de 22/01/2010, no Hotel Palace Buçaco, em Portugal.
Este foi o primeiro vinho que tomamos no jantar - eu, Taci, Carlão e Giovana, para acompanhar um esplendido leitão da Bairrada.
Este vinho, segundo nos foi informado, é feito com 60% de Baga e 40% de Touriga Nacional.
Tivemos uma experiência bem diferente e marcante, pois trata-se de um vinho peculiar e já bastante envelhecido.
A coloração já se apresentava amarronzada e os aromas lembravam cortiça e couro. O sabor era bastante complexo e leve, com um final muito redondo. Muito bom.
Nada obstante, tenho que registrar aqui que as meninas não gostaram do vinho, sendo que a Giovana comentou: "Aroma de carpete molhado e gosto de pano de chão". Um pouco exagerado da parte dela, não acredito que o vinho estivesse deteriorado (achei agradável de tomar), era apenas a característica deixada pelo longo envelhecimento (28 anos).
Note-se, finalmente, que o rótulo da garrafa é novo, porque as safras antigas são guardadas sem rótulo, os quais são colados pelo maître apenas quando do serviço do vinho no restaurante do Hotel. Pos isso inclusive pedimos um rótulo com a inscrição "Reserva" para guardar, pois o que colaram na garrafa (foto abaixo) era "Reservado", denominação utilizada apenas a partir de 2000 pelo Buçaco:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails