sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tomado: Fonseca Tawny Port

Esse eu tomei!
E Tomei devargazinho, ao longo de duas semanas, as taças derradeiras foram tomadas na última quarta-feira, lá em casa, na sempre aprazível companhia do co(principal)-autor deste blog Dr. Rodrigóvisk.
Trata-se de vinho do porto para o dia a dia, com preço bem razoável (aproximadamente R$ 50,00 na Vinci).
Diria que é o limite do vinho do porto agradável.
Para um Tawny, ainda muito frutado, sente-se a madeira mas o doce da fruta é muito mais intenso.
É um vinho de lote, fabricado com vinhos de diversas safras, porém o seu envelhecimento é feito em tonéis, e não em barricas como é comum aos Tawnys. Essa informação obtive no site da Vinci. Achei muito estranho, pois o que caracteriza um Tawny é justamente o envelhecimento em barricas, que são compartimentos menores que os tonéis, e, portanto, garantem maior contato com a madeira e um processo de oxigenação mais acelerado.
De qualquer modo tem um sabor acentuado de madeira que o diferencia dos Rubys. Entrei no site da Fonseca mas lá não consta a indicação deste vinho, descrevem a partir do Tawny 10 anos.
Outra curiosodade é que a Vinci recomenda a guarda deste vinho por até 10 anos! Pelo que sei, os Tawnys são filtrados e não têm grande potencial de evolução na garrafa. Talvez esse, mais jovem e evelhecido em tonéis possa apresentar melhora com a idade.
O que importa é que por 50 pilas, pro dia a dia está mais do que bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails