sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Tomado: Barbera D'Asti Valfieri Superiore 2002

Esse eu tomei!
Aproveitei a visita da minha mãe e da minha irmã, aliada a uma bela lasanha, para abrir essa garrafa de Barbera, um tinto italiano da região do piemonte (terra do Barolo), produzido com a uva de mesmo nome.
Apesar de ser um 2002, o vinho se apersentou com bastante força, aromas de frutas com madeira integrada, lembrou um pouco couro, dando para sentir toques de pimenta. Na boca apresentou muito sabor, corpo médio para tânico, persistente e com muita acidez. É para comidas bem temperadas, fortes, gordurosas. Em suma, vinho para a mesa.
Depois de 30 minutos, tempo para a lasanha ficar pronta, o vinho abriu muito, amaciou, ficou mais frutado, na boca lembrou cerejas. Muito agradável. Só achei um pouco desequilibrado o final, com acidez marcante e um leve toque alcólico.
No entanto, no geral, o vinho é bom e vale o que custa (entre 70 e 80 na Vinea). Boa pedida para quem gosta de vinho italiano, como eu, e especialmente para acompanhar uma boa massa ou uma boa carne suculenta.

2 comentários:

  1. Rodrigo,

    O fato de ser 2002 (safra ruim em quase toda Europa) não desabona o vinho porque o produtor é muito bom. Se a safra for ruim ele pode adicionar uma parcela de outras safras para "melhorar" o vinho. Outra coisa é que o difícil mecanismo de safras não é tão simples. As vezes as condições meteorológicas naquele micro-terroir se distinguiram do geral e as uvas ali produzidas são diferentes. Mesmo assim, valeu pelo post. Experimente tmbém o Barbaresco e o Barolo Valfieri. Vc vai gostar!

    abração


    Jeriel

    ResponderExcluir
  2. Concordo Jeriel. Gostei do vinho. Preciso mesmo provar o barbaresco e o barolo deste produtor....o duro é o preço.
    Abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails