segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tomado: Vinha Barrosa 2005, Luis Pato

Esse eu tomei!
Guardava essa garrafa há mais de um ano. Entretanto, a vontade de guardá-la sucumbiu diante de um coelho com purê de batatas, muito bem feito pela minha sogra.
A comida estava ótima e o vinho não fez por menos.
Decantei esta preciosidade da Bairrada por uns 40 minutos. Merecido descanso para esse vinho proveniente de vinhas da casta Baga de mais de 80 anos de idade, que geram míseras 5.600 garrafas por safra.
A coloração rubi intensa já empolgou os comensais só de ver o decanter na mesa. Os aromas lembraram muito madeira tostada e tabaco (reflexo dos 12 meses em carvalho parcialmente usado). Na boca se mostrou denso, com taninos muito bem presentes, mas não agressivos, tudo muito redondinho. O sabor repetia os aromas com um toque a mais de frutas vermelhas.
Um grande vinho. O Luis Pato não brinca em serviço.
Fazia tempo que não tomava um bom portuga, precisava voltar a este ótimo hábito !
PS: Encontrado na Mistral por 168 reais. Se quiser pagar mais barato é só ir na vinícola - na bela região da bairrada- fazer uma visita ao Engenheiro Luis Pato, onde a garrafa não sai por mais de 25 euros....Se for até lá aproveite para comer um leitão !!

Um comentário:

  1. a visita ao sr luís pato é muito recomendável. tanto que ja fui segunda vez. e tem tanto vinho interessante e ousado para provar...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails