sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tomado: Cálem 10 anos, Porto Tawny

Esse eu tomei!
Entre 29/01 e 31/01/2010, nos finais de noite em Sevilla - quarto do Hotel Casa Romana. Na companhia de Charlon Charlemagne, Taci, Gi e de uns docinhos.
O vinho: Excelente porto, acho que foi o melhor tawny 10 anos que tomamos na viagem, e olha que experimentamos pelo menos uns 8 ou 9 tawnys 10 anos. Amadeirado no ponto certo, macio, um veludo com final doce. Sorte que eu trouxe uma garrafa de presente para o meu sogro, o Vascão, com quem poderei saborear mais um pouco desse ótimo vinho. Aliás, a Calém foi uma das adegas que visitamos em Vila Nova de Gaia, tendo nos surprendido pela boa qualidade até mesmo dos tawnys com pouco envelhecimento (3 a 5 anos).
Vale ressaltar que as degustações com os portos deixaram a certeza de nossa preferência pelos tawnys (envelhecidos em barris pequenos por 3, 5, 10, 20, 30, 40 ou mais anos). Os 10 anos certamente são os de melhor custo benefício. São vinhos mais amadeirados e com um adocicado de mel, bem diferentes dos portos Rubi, que são bem frutados e um pouco mais doces - são excelentes também, especialmente com chocolates.
A título informativo, a inscrição 10 anos não significa que as uvas que deram origem ao vinho são de uma safra de 10 anos antes do engarrafamento. Na verdade, os tawnys (exceção do Colheita) são sempre um blend de diversas safras. O 10 anos, por exemplo, é feito de vinhos produzidos e envelhecidos em carvalho por 8, 9, 10, 11, 12 anos, dando na média 10 anos. O blend é feito para garantir que todo ano se possa produzir o tawny com boa qualidade, ainda que alguma safra não seja tão boa.
Apenas o tawny colheita é feito de uma única safra, e por isso leva o ano da vindima no rótulo. Mas, para isso, a safra tem que ser muito boa, o que pudemos comprovar pelos exemplares que tomamos na Kopke (1978 e 1998) - a produtora mais especializada em Colheitas do Porto.
Futuramente postaremos um Porto do tipo Rubi para falarmos um pouco mais sobre essa bebida a que eu pouco dava atenção e que recentemente se tornou dos meus vinhos prediletos.
Em resumo, não pode faltar um tawny 10 anos na adega !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails