quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tomado: Chateau Maucaillou 2001

Esse eu tomei!
Em 16/01/2010, almoçando no restaurante 'La Vagenende', no Boulevard Saint-Germain, em Paris, acompanhado do Charlon, Gi e Taci.

Só agora reparei que não tínhamos postado nenhum vinho de Bordeaux, uma das maiores e melhores regiões produtoras de vinho do mundo. Há tantos produtores e sub-regiões em Bordeaux que chega a ser difícil escolher um vinho de lá. Especialmente na França, onde as cartas trazem inúmeras opções.

Na média os vinhos de Bordeaux são muito bons, frutados, macios e com madeira na medida, apesar de alguns produtores já terem aderido ao padrão de mercado, com exposição excessiva de carvalho novo (gostinho de baunilha e chocolate).

As uvas mais comuns que compõe os vinhos de Bordeaux são a cabernet sauvignon, a merlot, a cabernet franc e a petit verdot. Alguns vinhos ainda contam com a Malbec (uva francesa que se tornou popular na Argentina) e a Carménère (popularizada no Chile). Normalmente os vinhos são um "blend" dessas uvas, com predominância de cabernet sauvignon em algumas regiões e de merlot em outras.

Normalmente são vinhos com boa capacidade de envelhecimento, especialmente os chamados de "Grands Chateaux" - caso do Chateau Lafite-Rothschild, Chateau Latour, Chateau Margaux, Chateau Mouton-Rothschild e Chateau Haut-Brion. Mas esses são vinhos caros demais (no Brasil pelo menos 1000 dólares, e de safras recentes), pois, apesar de excelentes, viraram fetiches de colecionadores.

O vinho: Este Bordeaux em particular foi simplesmente um show, um grande vinho, apesar de ser 2001 ainda tinha muita potência (aguentava tranquilamente mais uns anos de guarda) e muito sabor de fruta, além de um final macio e aveludado. Foi sugestão do garçon, que nos recomendou dizendo que era um de seus bordeaux preferidos e dos melhores do restaurante. Foi uma ótima pedida mesmo, pena que nunca vi esse vinho à venda em São Paulo.
Em tempo, na importadora Vinci vende-se a safra 1998 por R$ 78,23, mas é apenas meia garrafa...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails