sábado, 21 de agosto de 2010

Tomado: Château Ramon, Monbazillac 2006

Esse eu tomei!
No restaurante Nicota, eu, Taci, Carlão e Giovana.
Primeiro um comentário sobre o restaurante, local aconchegante, atendimento bom, carta de vinhos honesta e, o principal, pratos criativos e bem feitos.
Já na entrada gostamos muito dos waffles de batata com salmão defumado. Como prato principal tivemos dois destaques: codorna com presunto cru e paleta de porco com molho de laranja (Gi, não lembro direito o que você comeu, relembre a gente com um comentário...).
Acrescento que a chef Marisa Campos é muito simpática e foi muito competente não só com a comida mas também na escolha desse diferente vinho doce francês para acompanhar seu delicioso creme brulé com lavanda.
O doce é realmente muito bom, e o vinho ornou perfeitamente.
Eu não conhecia esse vinho e, agora, depois de uma pesquizinha, vi que é um vinho doce da região da Dordonha, mais especificamente da sub-região de Monbazillac. Nomes difíceis e desconhecidos para muitos, mas basta entender que tal região fica um pouco a leste de Bordeaux e é famosa na França por seus vinhos doces feitos com Sauvignon Blanc, Semillon e Muscadelle.
Este, especificamente, apresentou-se em coloração âmbar (veja no fundo da garrafa da foto; no copo ficou mais amarelado em razão do flash) e com sabor com toque de noz e muito doce, sem perder a leveza. O vinho tem 12,5%, de modo que não é forte e a leveza torna-se ainda mais agradável.
Uma boa pedida, foi bom conhecer.
Detalhe, preço da carta até que honesto. 129 reais, contra 92,50 do preço na Decanter, a importadora.
Sem prejuízo, gostaria de comer esse creme brulé delicioso acompanhado de um Madeira Malmsey 10 anos, deve ficar um desbunde.

Tomaram: Catena Chardonnay 2008

Esse tomaram!
Colaboração do Cassiano, fazendo sua estréia no Esse eu tomei!
E começa com um vinho que eu já tomei muito. Os Catena têm sempre boa qualidade, mesmo nas linhas mais básicas.
E esse chardonnay não é diferente. Aliás, fica aqui uma dica: esse é bom, mas o Catena Alta Chardonnay é excelente, vale à pena experimentar também.
Eis os comentários do Cassiano:
"Rodrigo,

Terça-feira, dia 17/08, fui ao restaurante do Hotel Renaissance para jantar com amigos. Estávamos em quatro casais e como alguns pediram carne e outros peixe, pedimos duas garrafas: um tinto e um branco.

A escolha do branco foi óbvia em vista da oferta de vinhos da carta: um belíssimo Catena Zapata, Chardonnay de 2008. A foto não está digna do vinho pois a fiz com o celular.

Vinho de bom corpo, com muitos aromas suaves de frutas e, ao mesmo tempo, persistentes. Na boca, é amanteigado, possui um toque de mel e com um final levemente tostado. Acidez perfeita, no ponto certo. Fez boa dupla com um filé de namorado poché com legumes que provei. Em verdade, eu esperava bem mais do prato e o vinho salvou o meu jantar.

A garrafa custa R$ 110,00 no hotel, mas na Mistral se adquire por R$ 49,10. Para comprar de caixa.

Abraços."

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails