sábado, 3 de setembro de 2011

RestoRoubo: Os Restaurantes que abusam no preço dos vinhos

Já faz um tempo que tenho me indignado com o preço dos vinhos em alguns restaurantes, especialmente em São Paulo. Não consigo encontrar justificativa para isso, não há como explicar a cobrança de um preço 150, 200% acima do preço das importadoras, e olha que os restaurantes já compram os vinhos com maior desconto das importadoras.
Ou seja, o restaurante tem a ousadia de colocar margem de lucro de, em muitos casos, até três vezes.
Para mim, um desrespeito ao cliente. Costumo não voltar em restaurantes que tem esta conduta.
E por isso, resolvi criar uma seção no blog só para comentar quando me deparo com essa situação. Chamei de RestoRoubo. Justo.

Para inaugurar, vou falar de uma experiência que tive essa semana, no A Bela Sintra, localizado na rua de mesmo nome, em SP.
O lugar é bonito, tem ótimo serviço, boa comida, apesar de um pouco cara, mas tudo como já conhecemos em restaurantes "chiques" da cidade.
O triste é pedir a carta de vinho e ver coisas como:
Carm, do Douro, a 120 reais (custa 46 na WorldWine)
Vinha grande, a 175 reais, deve ser uns 70 na Zahil.
O melhor custo beneficio, em termos de margem de lucro, era o Pêra Manca, a 1400 reais, já que custa uns 700 na adega ajentejana. Mas aí o motivo da "baixa" margem de lucro é o valor absoluto alto. Óbvio...


Na minha opinião nenhum serviço de vinho em restaurante pode custar mais que 50% do preço do vinho na importadora. Justo!


E nesse quesito eu lembro de um bom restaurante que sempre frequento, o Gardênia, em pinheiros, onde se pode tomar um Sassoalloro por 135 reais, ou um DV Catena por 80, ou um Luiz Pato Baga por 55....e ainda comendo uma boa paleta de cordeiro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails