quinta-feira, 22 de abril de 2010

Champagne - mais curiosidades

Seguindo com as curiosidades sobre o Champagne e a Champagne, faço agora uma homenagem para a Taci linda, minha russinha preferida.
Um dos primeiros países a comprar e a consumir quantidades relevantes do champagne espumante foi a Rússia. Por um bom tempo o mercado russo foi o maior importador da bebida, e parece que até hoje o champagne faz sucesso por lá.
Segundo o livro dos Kladstrup, Pedro o Grande levava quatro garrafas para a cama com ele toda a noite. E sua filha Elizabeth - czarina, tornou-se a primeira governante a determinar que o champagne fosse o vinho oficial dos brindes, substituindo o tokay (Tokaji, da Hungria).
E finalmente, mas não menos importante e curioso, a famosa Czarina Catarina, cujo apetite sexual é lendário, usava o champagne para fortificar seus jovens oficiais...que depravação...que delícia de bebida...

Tomado: Crozes-Hermitage 2005, Guigal

Esse eu tomei!
No almoço de 21/04, com meu pai, minha irmã e meu cunhado, na agradável La Brasserie do Erick Jacquin.
O restaurante é muito bom, comi (e o Pecchiae também) um pato na panela que, para mim, foi o melhor pato que já provei. Vinha com molho rotî - com muito alho - e purê de batatas. O preparo, segundo o Chef, leva quase 2 dias, de modo que a carne do pato (normalmente dura) ficou extreemamente macia e saborosa, dava para cortar com o garfo.
O vinho: Um vinho feito predominantemente (não sei se é 100%) com a casta Syrah, da melhor região do mundo para esta uva, o Rhône, na França. Este produtor (E. Guigal) é um dos mais reconhecidos da região e realmente faz vinhos excelentes e equilibrados - já tomei seu Chateauneuf du Pape, que é divino.
A coloração é vermelho forte, o aroma de frutas vermelhas muito fresco, e no sabor também muito frutado, com uma sensação de vinho encorpado que acaba com um final macio e leve. Muito equilibrado.
Muito bom mesmo, fazia tempo que não tomava um vinho do Rhône, preciso voltar a este hábito...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails