quarta-feira, 3 de março de 2010

Tomado: Quinta da Gaivosa, 2003

Esse eu tomei!
Em 26/01/2010, compartilhando o jantar com Taci, Carlão e Giovana, no belíssimo hotel Aquapura, na região do Douro, em Portugal. Confira abaixo uma panorâmica do Hotel e da vista para os vinhedos do Douro:


O restaurante do hotel também é muito bonito, porém os pratos principais (cabrito, pato e folhado de legumes) não estavam tão bons como as entradas e os amuse-bouche servidos (sardinha, patê de fígado, um creme de sei-lá-o-que).
O vinho: Já tínhamos tomado este vinho em São Paulo, mas não me lembro a safra que degustamos em um evento promovido pela Bacco's. De qualquer forma, esse 2003 nos pareceu bem diferente do que tomamos em SP. Aliás, lembramos muito do Chede e do Marcel quando pedimos este vinho, pois eles estavam na degustação em SP e todos nós gostamos muito desse vinho, além de ter sido divertido ouvir o produtor na ocasião, ao ser perguntado quais as castas que compunham o vinho, dizer: "oras, são as castas que estão plantadas na quinta da gaivosa". Em resumo, nem o produtor sabe realmente a proporção de cada uva no vinho, o que deve variar de safra para safra, explicando a diferença que sentimos ao tomar o 2003.
O rótulo do verso da garrafa confirma essa história, ao mencionar diversas castas "e outras":

Mesmo sem saber a composição exata do vinho, podemos dizer que é um ótimo exemplar do Douro, um vinho bem característico de Portugal, com bastante potência e fruta, e com madeira na medida certa. Recomendo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails