terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lançamento: Vinho brasileiro em embalagem Tetra Pak de 1 litro

Acabei de ler no site Olhar Direto, que serão lançados vinhos finos brasileiros em embalagem TetraPak de 1 litro.
Se for pelo menos razoável será uma opção para acompanhar a comida do dia-a-dia. Já se for uma porcaria, como o vinho da Copa, não serve nem para temperar carne e peixe.
Mas vamos experimentar antes de falar mal ...
Confira a reportagem na íntegra:

"O lançamento da Wine Park apresenta a nova geração de vinhos varietais

Sem vidro, sem rolha, sem cápsula, sem desperdício, mas com qualidade e ecologicamente correto. Este é o Onorabile, o novo vinho fino da Vinícola Wine Park que chega ao mercado sendo o primeiro varietal do país em embalagem cartonada asséptica Tetra Pak. São dois vinhos bi-varietais: o tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot) e o branco (Chardonnay e Riesling).

A novidade será apresentada durante a Expoagas 2010, que ocorre em Porto Alegre entre os dias 24 e 26 de agosto, na Fiergs. Onorabile estará disponível no mercado a partir de setembro. Em descontraídas embalagens, o vinho é uma excelente opção para o consumo no cotidiano familiar, íntimo e informal. Econômico, elegante e prático, surge como mais uma alternativa para facilitar o consumo do vinho brasileiro no país.

Localizada no Vale dos Vinhedos, região reconhecida com indicação geográfica e às vésperas da obtenção da primeira Denominação de Origem do país, a Vinícola Wine Park coloca no mercado produtos que representam a combinação perfeita entre a qualidade e a tradição dos bons vinhos finos atrelada ao uso da tecnologia de uma embalagem moderna e prática.

Quebrando todos os paradigmas na busca de um consumidor moderno, consciente, prático e que deseja um vinho de qualidade com um custo acessível, a vinícola também contribui para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável, além de não poluir o meio ambiente.

Envasado em embalagem asséptica Tetra Pak de um litro, o Onorabile tem 33% a mais de vinho que as garrafas tradicionais de 750ml, servindo até sete taças, o que representa uma relação melhor custo-benefício. A embalagem representa apenas 3% do peso do vinho. As embalagens cartonadas assépticas Tetra Pak utilizadas no envase são obtidas por um processo de laminação de camadas alternadas de polietileno, papel e alumínio. Assim, o resultado dispensa proteção da luminosidade e também se mostra prática e segura já que não quebra, mesmo em caso de queda, e também não produz bordas cortantes. Além disso, a não incorporação de oxigênio no envase impede a oxidação do vinho.

A Wine Park está disponibilizando neste primeiro lote 35 mil unidades de cada vinho. Como um produto de varejo, o foco inicial está voltado para o setor supermercadista. Entretanto, o vinho também poderá ser encontrado em restaurantes, atendendo, inclusive, a demanda da venda por taça.

Desmistificando o vinho no Brasil
O Onorabile é novidade no Brasil, mas uma tendência nos mercados da Austrália, Espanha, Itália, Argentina e Chile, que já possuem grande parte de seus vinhos finos em embalagens cartonadas. Na Argentina, por exemplo, este tipo de produto representa 45% do total da produção, enquanto no Chile a representação é ainda maior, chegando a 52%.

O lançamento oferece benefícios significativos e deve fazer o consumidor mudar suas crenças quanto ao vinho fino brasileiro. Além da economia possível, por conta da redução do peso e da dimensão da embalagem, o vinho fica protegido dos raios UV, não necessita de cuidados convencionais para seu armazenamento e possibilita que ele seja desfrutado em lugares onde as tradicionais garrafas de vidro não oferecem segurança de consumo. Isso deve desmistificar o vinho fino entre os brasileiros, levando um produto de qualidade superior, a um preço acessível e, ainda, ajudando o meio ambiente.

Além de ser pioneira no mercado brasileiro, a novidade traz o selo da Forest Stewardship Council (FSC), sendo o primeiro produto da categoria certificado no país. A certificação garante que as embalagens sejam confeccionadas com papel cartão autenticado pelo Conselho de Manejo Florestal, organização que estabelece padrões para gerenciamento responsável das florestas e rastreabilidade do material produzido.

CONSIDERAÇÕES DO ENÓLOGO CHRISTIAN BERNARDI:
ONORABILE CABERNET SAUVIGNON & MERLOT
Resultado da perfeita combinação entre uvas Merlot e Cabernet Sauvignon – castas originárias da região de Bordeaux, no sudoeste da França – o vinho fino apresenta coloração vermelho rubi e aroma de intensidade média, com notas frutadas e de especiarias. No paladar, uma boa entrada com destaque para os taninos suavizados, evoluindo para uma persistência prolongada e agradável, lembrando notas de frutos secos e geléias. Excelente para acompanhar massas, aves e pratos a base de carnes vermelhas.

ONORABILE CHARDONNAY & RIELING
Vinho fino resultante da perfeita combinação entre uvas Chardonnay e Riesling Itálico, que exaltam as virtudes originárias de vinhedos próprios localizados na Serra Gaúcha. Com uma leve intensidade de cor, é brilhante e tem coloração amarelo-claro e toques esverdeados. No aroma, apresenta intensidade média, com notas de frutas brancas, destacando a maçã, o pêssego e o marmelo. No paladar, um ataque suave, com destaque para o frescor proporcionado pela acidez. Evolui para um final de boca sutil e delicado. Excelente acompanhamento para pizzas, peixes, carnes brancas, frutos do mar e massas de molho leve.

WINE PARK
A Vinícola Wine Park está sediada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, na antiga Maison Forestier - um marco na história tecnológica dos vinhos finos no Brasil. Onorabile Vinhos Finos é a mais nova criação da vinícola que já possui prêmios nacionais e internacionais com a marca Gran Legado. O espumante Gran Legado Brut Champenoise foi eleito o Melhor Espumante Nacional segundo o Top Ten da Expovinis Brasil 2010.

Com uma área de plantio de 15 hectares, a Wine Park aposta na produção controlada e de excelência. A empresa cultiva, atualmente, cerca de 120 mil quilos de uvas, o que corresponde a menos de 10 mil por hectare. A produção reduzida garante a qualidade da matéria-prima, favorecendo a elaboração de vinhos e espumantes diferenciados com atributos superiores.

A propriedade compreende 48 hectares distribuídos em uma região com altitude favorecida ideal para o cultivo de uvas que contribuem para a elaboração de vinhos com qualidade internacional.

TETRA PAK
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando próximo aos fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com aproximadamente 22 mil funcionários baseados em mais de 85 países, acredita na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete a visão da empresa de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar. Mais informações sobre a Tetra Pak estão disponíveis no www.tetrapak.com.br"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails