sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tomado: Andeluna 1300m Malbec

Esse eu tomei.
Quarta-feira (23/06/20100) recebi um spam da Grand Cru oferencendo meias-garrafas deste vinho por R$ 10,00 (o preço original era R$ 22,00).
Como estava precisando me abastecer de meias-grrafas para o dia-a-dia, resolvi arriscar e comprei uma caixota desse vinho.
Na própria quarta-feira, a primeira garrafinha foi aberta pra acompanhar o clássico omelete de ervilhas preparado por eu mesmo.
A ANDELUNA é uma bodega argentina localizada no Vale de Tupungato, no pé da Cordilheira dos Andes, é um empreendimetno relativamente recente, criado em 2002, e que conta com a consultoria do francês Michel Rolland.
Vamos ao vinho: Simples. É um malbec com muito menos corpo do que estamos acostumados, mas o seu sabor é bastante intenso. Tem um final de boca bastante seco, o que me agradou bastante. Quase não se percebe a madeira (50% do vinho estagia 8 meses em barricas de carvalho).
Em resumo: atendeu ao que se propôs. Meu maior medo era ser um vinhozinho abaunilhado e corrigido como a grande maioria dos argentinos de baixo custa. Ainda bem que não se trata disso.
É uma boa bebida para o dia-a-dia.
O problema é que como comprei mais umas coisinhas na Grand Cru, minha adega, ou "garrafeira"  -- como dizem nossos patrícios que hoje seguraram nossa seleção canarinho em um tedioso 0 x 0 -- excedeu sua capacidade. Tive que empilhar as garrafinhas no chão da sala... rs...

Tomado: Rosso di Montalcino 2004, Alessandro III


Esse eu tomei!

No almoço de hoje, enquanto acompanhava o jogo Brasil x Portugal, um joguinho de cumpadre, que deixou muito a desejar...

Meu sogro Vasco me ajudou com o vinho, acompanhado de uns espetinhos de frango, carne e linguiça toscana.


Esta segunda garrafa, logo que abri, deu sinais de decadência, excesso de ácido e amargura, mas essa deu para tomar.

Para testar, decantei o vinho e dei mais 20 minutos de oxigênio.

Melhorou muito, deu para sentir sabores típicos da sangiovese, como morango, especiarias e um toque terroso.

Após uns 50 minutos ficou mais leve e macio.

Um vinho em queda, mas há uns 2 anos devia ser bem interessante.

Já tomei Rossos bem melhores.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails