segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pedroso na Espanha: Arzuaga Reserva 2005 na Casa Botin, Madrid

Depois de uma longa ausência das informações enogastronômicas de sua viagem à Espanha, nosso amigo Marcello Pedroso dá notícias de Madrid..... Na volta vou querer saber em detalhes o que tomou entre o primeiro jantar em Barcelona e este em Madrid!
Como sempre, muitas fotos e detalhes desse nosso grande colaborador:

"Não tenho tido tempo de escrever muitos posts pq a viagem tá correria pura....mas tá massa !

Contudo, não posso deixar de falar da Casa Botin (como chamam em Madrid) ou 'Restaurante Sobrino de Botin Horno de Asar' (aquele mesmo do Leitão que a Ju postou, fundado em 1725, tido pelo G.B. como o retaurante mais antigo do mundo).


Prá vc ter uma ideia, eles se gabam tanto da antiguidade do restaurante que, como vc pode ver em uma das fotos, eles dizem que foi o local onde comeram 'Adão e Eva' ou 'Évaiadão', como vc preferir....(o 'camarero' ainda conta histórias de que a refeição deles foi o que deu origem ao 'pecado original'....(há fotos da facade e do menu...demais).

Bom, vamos ao que interessa....:

Para beber escolhi um vinho da região de Ribera del Duero (especificamente, Valladolid), da Bodega Arzuaga Navarro, denominação: Arzuaga Reserva 2005. Aroma de frutas vermelhas muito forte e madeira (mas não as madeiras insuportáveis que me incomodam....rsrsrs). O sabor: Madeira forte tbm e um pouco de álcool. Esperei ele dar uma descansada para continuar, para não prejudicar a análise, pois o dia estava muito quente e o vinho precisava respirar um pouco.

Respirou e se revelou. As frutas apareceram com mais intensidade e harmonia, e o tanino se mostrou muitíssimo equilibrado. Um vinho da faixa de 50 euros, muito bom).

Em complemento, foi perfeito para acompanhar um excelente cordeiro ao forno com batatas (olhe só a foto e minha cara de felicidade....acho que foi a porção individual maior e mais bem feita que já provei....ponto perfeito).



Acabei tomando a garrafa toda (q pena, né?....rsrs), pq a Lully decidiu pelas Gamblas ao alijo e tomou uma(s) coca(s)...rsrs.

faltou a foto da coca...rs
Para los postres decidimos por:

- Arroz con leche (Lully) - igualzinho ao excelente arroz-doce caseiro que minha mãe prepara; y

- Flan de Huevo con nata - nosso famoso pudim de leite com um creme de chantilly feito na hora (muito bom), mesclado com nozes - perfeição total.
Para acompanhar a sobremesa, já que estava no inferno, decidi 'dar um abraço no capeta' e, ao invés do apelar para o velho, bom e infalível 'Porto' de guerra, optei pela copa pequeña de um 'Pedro Ximenez 1827 Osborne' (Jerez): Aroma fortíssimo de moscatel e uva passa madura. Coloração marrom (parecida, a coloração, com a daquele porto 1975 que tomamos juntos no seu aniversário). Sabor: idem ao aroma e um açúcar que quase elimina o álcool ...

Excelente...(apesar de diferente ñ ficou devendo nadinha aos portos 10 e 20 a anos)...
Realmente uma experiência para ser relatada.

Gde abs.

Pedrott"

Muito bom, deu água na boca !!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails