quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arquivo do Vasco: Brunellos di Montalcino

Há muito tempo que eu e meu sogro, o Vasco, compartilhamos grandes vinhos nos almoços de domingo, normalmente acompanhados de uma das boas receitas da Guiomar, minha sogra. Aliás, esse post poderia muito bem se chamar Arquivo da Guiomar, pois graças a sua ótima comida é que tomamos esses vinhos. Abaixo, minha homenagem, uma foto dos fofos, curtindo raras férias em Floripa:

De alguns dos vinhos que tomamos nesses domingos, aqueles que mais nos marcaram, guardamos as garrafas vazias.
Isso tudo aconteceu muito antes desse blog existir, por isso resolvi agora postar os principais vinhos que tomamos nos últimos 3, 4 anos, até para que possamos jogar fora as garrafas, que já estavam se acumulando descontroladamente ...
Para iniciar, nada melhor do que falar de um clássico dos vinhos, que degustamos em pelo menos 4 oportunidades.
Trata-se do grande Brunello di Montalcino, um vinho tradicional, que dispensa maiores comentários:

Faço apenas algumas observações:
1) A primeira garrafa eu comprei em um Empório (Santa Joana), em Perdizes, era um Brunello barato, da Villa Fabrizia - safra 2001.
Certamente foi o pior dos 4 brunellos acima, um vinho bem mediano, genérico.
2) A segunda garrafa é de um excelente Brunello, feito pela Villa Poggio Salvi, que é um dos braços do Biondi-Santi. Também safra 2001, era encorpado, frutado, muito redondo. Bom mesmo.
3) A terceira garrafa acredito que tenha sido o melhor dos 4 brunellos. Trata-se de um safra 2001 do Andrea Constanti. Comprei na Mistral há um bom tempo e ele estava perfeito, muito complexo e saboroso, sem perder a potência típica da uva Sangiovese.
4) A 4ª garrafa é um outro ótimo Brunello, que ganhei de caixa do meu pai em um natal. Já era mais envelhecido, safra 1998. Uma verdadeira delícia, frutado, aveludado, capaz de acompanhar um macarrão com o molho sugo da Guiomar como nenhum outro vinho !
Obrigado pai pelo presente....e Muito Obrigado Vasco e Guiomar pelos sempre agradáveis e fartos almoços de domingo !

Tomado: Luis Pato Maria Gomes 2008

Esse eu tomei!
Ontem a Taciana resolveu mostrar seus dotes culinários e fez esse camarãozinho no alho (só 3 cabeças...), azeite, vinho branco e salsa. Como acompanhamento, um singelo arroz integral, que é só terça-feira e não dá para abusar.
Não tive escolha, não queria beber numa terça, mas também não dá para comer um camarão sem tomar um vinho branco.
Conjugando esses fatores, escolhi um branco muito leve, esse Maria Gomes 2008, que tem aromas leves de frutas (pêra) e florais, e sabor mais leve ainda. A acidez do vinho, no entanto, é excelente e o sabor se tornou um veludo quando em contato com a tempestade de alho que o camarão trazia...Só não conseguiu eliminar nosso bafo de alho - ontem não tinha perigo se um vampiro entrasse em casa, fugiria só de chegar perto de nós!
Eis um vinho de ótimo custo/benefício (R$ 41,00 na Mistral), bom para o dia-dia e gostosamente leve para tomar como aperitivo.
Show de bola. Valeu Taci!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails