segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tomado: Porto Ferreira Reserva Dona Antonia

Esse eu tomei!
Este porto a minha tia Eneida trouxe de Portugal recentemente. Tomamos na companhia de um bolo de doce de leite e nozes - muito bom, diga-se de passagem.
Já é um porto de bom nível, envelhecido 8 anos. Muito saboroso e com pouquíssima sensação de álcool. Já tem aromas mais acastanhados e um sabor se distanciando das frutas para encontrar nozes, amêndoas e toques de madeira e tostados.
Como eu já falei aqui anteriormente, esses tawnys com pelo menos 7 ou 8 anos de envelhecimento já agradam muito. Para mim é onde começa o prazer. Para ter sempre!

Tomado: Cava Sumarroca Reserva Brut 2005

Esse eu tomei!
Foi o espumante de abertura do almoço de dia das mães, realizado na casa da minha querida tia Eneida. Aliás, me foi dada a honra de escolher entre os espumantes que a Eneida tinha na adega, tendo escolhido essa Cava (que não conhecia) em homenagem ao anfitrião, o nobre magistrado Carlos - vou omitir o sobrenome por questão de segredo de justiça.... - que é descendente de espanhóis.
Esse espumante mostrou uma perlage densa e abundante. Na boca se mostrou fresca, frutada e com muito boa persistência. Muito gostosa. Escolhi bem.
Acompanhou bem os aperitivos, especialmente o Serra da Estrela da foto, trazido recentemente de Portugal.

Ficha técnica no site da World Wine, onde é vendida por R$ 65,00:

Pais: Espanha
Uva: Chardonnay(7%), Macabeo(27%), Parellada(42%), Xarel.lo(24%)
Produtor: Sumarroca
Tipo: Espumante

Descrição: A família Sumarroca condensa toda a essência da atividade vitivinícola, combinando tradição e capacidade inovadora, além da paixão pela terra e a busca constante pela excelência. A vinícola está situada entre os vilarejos de Sant Sarduní d'Anoia e Monistrol d'Anoia, possui 470 hectares e é o segundo maior em extensão de vinhas de Penedés. Cultiva tanto as uvas européias quanto a Macabeo, Xare-lo e Parellada, tradicionais da região e responsáveis pelos famosos espumantes espanhóis, os Cavas. Comprometida com o projeto "Vinhas do Mundo" plantou, junto com as Universidades de Davis e de Rovira i Virgili, 400 tipos de vitis viniferas diferentes, para estudos profundos.

Tomado: Côtes du Rhône Les Moirets 2006

Esse eu tomei!
Foi o vinho que meu avô Solon (mais um enófilo da família) levou para o almoço de dia das mães.
Acompanhou um filet mignon recheado e um gnocchi gigante recheado com queijo.
Confesso que não esperava muito do vinho, pois os Côtes du Rhône são normalmente vinhos simples.
Esse me surpreendeu positivamente, pois apenar de não ser um show de complexidade, é um vinho muito frutado e saboroso, bem redondo, sem excesso de álcool no final de boca. Um vinho de médio corpo que acompanhou bem a comida.
Uma ótima pedida, especialmente por custar perto de 40 reais na Expand. Vinho para comprar de caixa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails