segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tomado: Domaines Ott Blanc de Blancs, Clos Mireille, 2005

Esse eu tomei!
Mais um vinho da adega do Zé Olinto, no Rio de Janeiro, tomado neste final de 2010, ou melhor, já no dia 02 de janeiro de 2011.
Íamos só jogar um baralhinho, então resolvi abrir um vinho branco. Refrescante para o calor do Rio, que apesar de ameno para a época não estava fácil.
Escolhi este exemplar da região da Provence, no sul da França, colada ao mar mediterrâneo. Uma região famosa pelos seus vinhos rosés - aliás o rosé do Domaines Ott é para mim o melhor rosé que tomei !
Não havia experimentado ainda o branco do Domaines Ott, que é feito majoritariamente com a uva Semillon - cerca de 80%.
E o vinho é muito bom, aromático - floral, cítrico - com acidez moderada, muito denso e melado na boca (tem aquele amanteigado), frutado mas com um toque mineral. Em resumo, um vinho equilibrado, macio, com um final saboroso e persistente.
Estava perfeito como aperitivo e ainda encarou muito bem os cachorros quentes que resolvemos fazer para matar a fome durante o carteado. Algo inexperado, acredito que a combinação perfeita seria um peixe ou um risotto leve. Porém, como o vinho tinha um bom corpo e não era muito ácido, fez bom papel com o pão e salsicha...
Muito bom vinho (uns 160 na Expand) e muito interessante a inédita combinação !! Vinho é isso aí, não podemos limitar nossas experiências, vale sempre um pouco de risco...
PS: detalhe interessante é a garrafa muito bonita do vinho !

Tomado: Côtes du Rhône 2006, Guigal

Esse eu tomei!
Foi um dos vinhos que tomamos neste final de ano no Rio de Janeiro.
Já tomamos muitos vinhos deste produtor, que para mim é realmente um dos melhores do Rhône, e gostamos sempre muito. São grandes expressões da Syrah e Grenache, além das outras uvas que são utilizadas minoritariamente nesta região francesa.
O Hermitage e o Chateauneuf du Pape são explendidos.
Este, por sua vez, é o vinho mais simples do produtor, o básico e genérico Côtes du Rhône.
Disse tudo isso apenas para afirmar que para mim foi o melhor Côtes du Rhônes que tomei, com muita intensidade de fruta, saboroso, com taninos presentes e com final aveludado, muito redondo. Já tomei muito Côtes du Rhône ralo ou com final amargo. Este é muito superior à média.
Recomendo muito.
Vendido na Expand por uns 67 reais. Meu velho comprou do consultor André Gall (gall@bergut.com), por 65,50.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails