quarta-feira, 9 de junho de 2010

Encontro Mistral 2010 - Vinhos do Porto (Graham's, Quinta do Vesúvio e Niepoort) - inclusive Vintages 2007!!

No Encontro Mistral ainda tivemos a oportunidade de provarmos diversos vinhos do Porto, uma de minhas atuais paixões.

Da Niepoort gostei muito do Vintage 2005, com aromas de cassis e muita fruta na boca, um equilíbrio incrível, grande vinho.

O LBV 2004 eu nem provei porque já tomei mais de uma garrafa e sei que é excelente, um porto que agrada qualquer pessoa.

O tawny senior e o 10 anos também deixei de provar, pois costumo tomar sempre e são excelentes pedidas. O Senior, para mim, é a melhor relação de qualidade preço para um tawny (uns 87 reais).

O que gostei muito de provar foi o Tawny Dee, um porto tawny envelhecido 4 anos em barricas pequenas, que já apresenta uma boa complexidade e tipicidade. Ainda mais barato que o Senior e vendido em garrafa pequena, é uma opção para o dia-a-dia.
Porém, os melhores portos que tomei no Encontro foram os Graham's e Quinta do Vesúvio Vintage 2007.

Agora entendi porque esta safra tem sido tão bem comentada. Os vinhos são muito macios e equilibrados, ao mesmo tempo em que tem uma potência incrível de fruta, além de sabores complexos de cassis, chocolate, café e sei lá mais o que...

O Chede, que não é muito acostumado a tomar portos, até comentou que o vinho era tão macio e frutado que até parecia um vinho tinto. Não se nota o álcool a 20%...

Realmente incríveis:

Encontro Mistral 2010 - Tintos da Niepoort (Conversa, Vertente, Redoma e Batuta)

Esses eu provei!
Foi muito bom poder provar toda a linha de vinhos tintos da Niepoort. Todos são vinhos muito bem feitos, produzidos por um dos grandes nomes do Douro.
O Conversa 2007, além do rótulo muito interessante, apresenta sabor frutado, elegante, uma ótima pedida a um preço bem acessível.
O Vertente 2007 é ainda mais elegante na boca, muito equilibrado, reunindo bom corpo e acidez perfeita.
Já o Redoma 2007 tem um sabor que, além das frutas vermelhas, apresenta um toque mais verde, vegetal, é mais encorpado. Um ótimo vinho, bem gastronômico.
Finalmente, o Batuta 2007 - foi meu preferido - une um sabor frutado complexo, com muita maciez, excelente vinho. Preciso comprar algumas garrafas dele...ou ganhar de presente !

Encontro Mistral 2010 - Vallontano Espumante LH Zanini 2008

Esse eu provei!
No stand da Vallontano pudemos provar os vinhos do único produtor brasileiro do Encontro Mistral.
Eu, particularmente, gostei de dois dos vinhos provados.
O primeiro foi o Tannat, que tem um bom corpo, taninos bem firmes, deve cair muito bem em um churrascão.
O segundo foi esse espumante novo da Vallontano, o LH Zanini, apresentado aqui pela simpática Ana Paula. Foram produzidas 2500 garrafas desse espumante, que tem um estilo mais seco, mais fino e delicado que o espumante tradicional da Vallontano - que também é bom.
O único porém desse espumante é o preço, a R$ 74,00 vai ter uma concorrência acirrada com alguns espumantes argentinos, portugueses, italianos e espanhóis.

Tomaram: Rhea 2005

Colaboração do amigo Henrique Melo, que não deixou o feriado passar em branco:

"Vinho tomado no restaurante Walter Mancini no sábado do feriado de Corpus Christi, jantando com a Lú e mais 2 casais de amigos. Para acompanhar eu pedi um ótimo fusilli com molho de calabresa e a combinação me pareceu bem apropriada.

Um vinho muito bom: suave, com bastante predominância da fruta e um final gostoso na boca. É composto pelas castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga França e Tinta Barroca. Fiquei feliz que agradou a todos na mesa, já que a indicação foi minha.

Saiu por R$ 82,00 a garrafa. Embora não seja um vinho a ser inserido na relação custo/benefício, achei o preço honesto pela qualidade que apresenta.

Chamou a atenção pela quantidade de borra que deixou nas taças, coisa que o Rodrigo já me ensinou como evitar."
Henrique, pelo visto o Maître chacoalhou demais a garrafa antes de servir, sem saber que era um vinho que demandava cuidado e decantação.... Uma falha feia, visto que o Walter Mancini é um restaurante de primeira linha.
Valeu pela colaboração!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails