quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tomado: Eiswein Edelsüss Nachtgold 2008

Esse eu tomei!
Após o fantástico almoço de sábado passado, no Rio de Janeiro, quando meu pai deu o alvará para abrirmos os Romanées.
E o 'véio' não só preparou o almoço (boeuf bourguignone) como também preparou este Quindão, com ovos caipiras, daí esta cor bem forte.
Eu particularmente adoro doces com ovos, por isso amo os doces portugueses, e o quindim é um dos meus preferidos, ainda mais quando é feito em casa e após uma magnífica refeição.
O duro foi perguntar para o Zé Olinto o que ele tinha de vinho de sobremesa e receber como resposta um "não sei, acho que nenhum".
Depois de dois Romanées, achei que iríamos abrir um Sauterne, ou um grande porto (lembrei dos tawnys 20 e 30 anos e dos Vintage que tinha em casa, a 470 km...).
Mas nada estava perdido e, procurando melhor na adega achamos duas garrafas deste vinho alemão que o Zé ganhara há pouco tempo de uma amiga.
O que poderia ser falta de opção acabou sendo uma grata surpresa.
Este vinho doce alemão é do tipo 'icewine' (eiswein), tem graduação baixa (9,5%) e é produzido com a colheita das uvas congeladas, para que a maceração deixe a fruta e o açúcar bem concentrados.
Caiu muito bem com a sobremesa, o vinho é docinho, com um leve azedinho e final macio e persistente. Os aromas e o sabor trazem muitas frutas, sentimos toque cítrico, limão, figo, pêssegos, melão, em suma, um vinho literalmente frutado"
Agradou bastante, boa pedida.

PS: Foi bom que eu postei este vinho apenas hoje, pois assim fica de homenagem à seleção alemã, que nadou, nadou e morreu na praia. Até 2014, aqui no Brasil !

PS2: O nome do vinho, Nachtgold, quer dizer noite de ouro, em referência à colheita das uvas durante a noite, congeladas...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails