quinta-feira, 3 de junho de 2010

Edu Nobre na Toscana: Ristorante San Michele



Segue notícia do do nosso tomador no Velho Mundo.
"E essa é a capa da carta de vinho do hotel!"
Quero ver a escolha que você vai fazer dessa carta... não me parece que vai ser escolha fácil.
Abraços

Edu Nobre na Toscana: Grattamocco 1998


O homi tá trabalhando. Segue mais um. Comentários do tomador:
"Carlão, bom, pq não poderia ser diferente. Incrível? Não.
Super suave, pela idade. Tem um inicio leve mas o fim ainda "pega".
Vale lembrar que meu paladar já não esta o mesmo de SP.
Abs.,
Edu"
Boa Eduzão...

Edu Nobre na Toscana: Castello di Fonterutoli 2006 - Mazzei

Mais um do nosso esmerado correspondente na Toscana.
"Carlão, esse já é outra coisa!
Um belo Toscano. Jovem, mas muito bom. As frutas e cheiros eu pulo desta vez, mas digo que vale. Ficará melhor com os anos!!!!!!"
Força Eduzão... é isso aí! Continue trabalhando com afinco.

Edu Nobre na Toscana: Brunello de Montalcino Luce 2005 - Frescobaldi

Mais uma contribuição do nosso emérito correposndete no velho mundo. Seguem os comentários, in verbis:
"Carlão, segue o do almoço.
Mais um Brunello, desta vez um Luci, do Frescobaldi. Um ótimo vinho, mas por ainda ser um 2005, acho que ainda tem uns anos de berço. Ainda da aquela pegada no fim (na minha opinião por ser novo).
Vale tomar!
Mas, mais uma vez, o que tenho a dizer é: pq os vinhos do Brasil não são assim????
Por este, em um bom restaurante, foram 110 euros. Justo, pelo preço do euro!
Já mando o da tarde!!!!"
Tamo esperando os outros. Você tem razão, o preço dos vinhos por aí são uma piada, por isso: Força Garoto! Vai tomando por aí. Afinal você só vai conseguir trazer 24 garrafas...rs... 

Tomado: Auqui 2009

Esse eu tomei.
Hoje (03/06/2010), agora no almoço com a Madame.
A Giovana é uma grande contribuidora do blog, pois exige que eu abra bons vinhos.
Era pra ser um almocinho tranquilo, mas a mulher preparou um file de frango ao molho de bacon e vinho branco (o vinho que ela pôs no molho não foi esse, foi um qualquer do supermercado), acompanhado de arroz (integral) com tomates. Diante desse cardápio... não iria tomar uma coca-cola, tive que abrir um vinho, ainda mais quando a Giovana disse que me acompanharia.
Escolhi esse Sauvidnon Blanc do Vale do Maipo (Chile).
Um bom vinho. Simples, mas muito agradável. Muito floral, é exemplo de um vinho floral, tanto no cheiro quanto no sabor.
Leve, frutado, alegre... a Gi adorou, acompanhou-me na garrafa toda (ficou "lesgal").
À pedido dela inauguro o marcador "Selo Giovana de Qualidade" que será atribuído aos vinhos aprovados pela pela Giovana.
A Gi, não é uma grande entusiasta do estudo dos vinhos, prefere bebê-los, mas tem se mostrado uma grande conhecedora. É a maior prova de que vinho bom é vinho bom, e que não é necessário muita frescura para perceber isso. Embora ela nunca pergunte sobre o preço ou qualidade do vinho, sempre aprecia e identifica os grandes vinhos, o que lhe rendeu o carinhoso apelido de "goela d´ouro". Nesse caso, embora o vinho não seja dos mais caros, é realmente apreciável pela leveza e agradabilidade.
A falta de persistência e complexidade são compensadas pela facilidade em bebê-lo.
Importado pela Decanter, paguei R$ 41,00 no Empório Mercantil.
Como diz a Gi, para este e outros como o Mouton Rothschild: "Gostei desse aqui". Rs...

Luiz Felipe em Santiago: Toscanini, Cousiño Macul e Misiones D Rengo

A primeira noite do Luiz em Santiago, pelo visto, foi boa.
Tomou o vinho uruguaio Toscanini Tannat Reserva 2006, comprado em Montevidéo. E ainda tomou dois chilenos na faixa, comprados pelos companheiros de albergue.
Um deles foi o Cousiño Macul Don Luis Merlot 2008 - nome que homenageia nosso correspondente.
O outro chileno foi o Misiones D Rengo Cabernet Sauvignon 2009.
Eis o texto enviado pelo Luiz Felipe, com suas impressões:

"Rodrigo,

Esses tres vinhos foram tomados na primeira noite em Santiago no albergue Bellavista .

O primeiro vinho, Toscanini, foi a recomendacao do vendedor uruguaio, realmente um vinho de custo/beneficio muito bom, bem suave e gostoso para o preco de U$ 8,50.

Otima compra!

Os outros vinhos foram comprados pela galera do albergue e se sairam muito bem. Enquanto tomavamos os vinhos da foto, reparamos que outras pessoas estavam tomando vinhos em caixas, ficou a duvida em relacao a qualidade. E ai, um vinho comprado em garrafa tem a mesma qualidade do vinho de caixa?

OBS> continua a briga com o teclado

Abs,
Luiz Felipe"
Quanto ao vinho de caixa, é uma boa opção, mas só para vinhos simples/jovens do dia-a-dia, pois a garrafa é mais apropriada para a guarda. Até por isso que os melhores vinhos não são vendidos em caixa.

Luiz Felipe a bordo: 35 Sur Cabernet Sauvignon 2009

Primeiro vinho tomado pelo nosso correspondente internacional Luiz Felipe Melo, rumo ao Chile. Eis os comentários do emérito colega:

"Rodrigo, vinho tomado é vinho blogado!

No serviço de bordo a caminho de Santiago, a LAN serviu o 35 Sur - Cabernet Sauvignon, 2009, Chileno do Valle Central. Achei um bom vinho, uma mistura de baunilha com amora realmente interessante.

Consegui tirar uma foto da garrafa com a ajuda de uma comissária, muito simpática por sinal, que ficou de acessar o blog para ver o comentário do vinho. Achei que a foto ficou bem legal, veja só a garrafa em cima do carrinho do serviço de bordo (estávamos sobrevoando os Andes nessa hora). Pelo menos o vinho serviu pra esquentar, jà que aqui em Santiago tá muito frio, MUITO FRIO, BOTA FRIO NISSO...

O engraçado é que ninguém para de falar de futebol, tanto em Santiago como em Montevidéu, todos querem saber como está o Brasil para a copa e acreditam em suas seleções. Segundo o motorista do transfer (a mãe Diná Chilena), o Chile vai ser campeão e o Brasil vai sair na primeira fase. Bom, fica o aviso, mas acho que isso vai ser difícil! E digo mais, se esse fosse o palpite premiado do MC e, sem querer, tivesse jogado ele no lixo, provavelmente nao ficaria muito preocupado.

Abs,
Luiz Felipe"

Obrigado Luiz, bom começo de viagem...

Correspondente na Itália


"Esse eu tomei" está cada vez mais internacional!
Vejam a mensagem recebida do nosso correspondente internacional Edu Nobre, direto da Itália:
"Carlão estou ficando chateado com vc!!!!
Motivos:
1) Te mando fotos de vinhos e não vejo postagens;
2) venho para a Itália, entro na internet apenas para prestigiar o grande blog e me deparo com uma capa que indica um terceiro como 1º correspondente internacional do blog...;
Por isso te mando o primeiro vinho que tomei na terra do Sr. Montalcino: Um Brunello Barbi Riserva 1997 (garrafa número 1674).
Comentários: É um Brunello Barbi Riserva 97! Se alguém falou que a safra não é boa é pq certamente toma Brunello como eu tomo vinho sulamericano! Não podemos negar que o Barbi é um dos melhores produtores de Brunello, juntamente com o "Seu" Biondi Santi" que teve seu último riserva elaborado em 2001 (que eu tenho duas garrafas), Soldera (que diferentemente dos outros produtores de Brunello armazena seus vinho em tonéis por mais tempo). O vinho é incrível, leve, pela idade; complexo (acho que nem eu sei exatamente o que significa este termo para vinhos), por ser um riserva; e vale cada centavo do investimento (se bem que não esta tão caro pq estou em Firenze!). Esse é um vinho extremamente saboroso e, como eu costumo dizer, com "cheiro de vinho bom"™. Vinho bom tem cheiro de vinho bom, que os enólogos de plantão não me escutem, pois certamente serei banido do mundo de comentaristas de vinho. Apesar deles acharem um heresia eu sou mais simplório, para mim vinho tem sim cheiro! Bouquet, aroma, etc., são simples sinônimos do bom e velho cheiro!
Carlão, agora vai????
abs.,"
Edu tá aí. Num fica bravo não. Manda aí as coisas que a gente posta!
Se mandar comentários melhor ainda.
Amanhã vou colocar a coleção do seus tomados, mas depois entra aqui e comenta os vinhos. Nem que seja pra dizer: "esse é bom", "esse é mais ou menos", "esse é uma m..." etc...
Concordo com vc, vinho bom é vinho bom e pronto! Gostei dos seus cometários, poderia fazer uma ponta no programa do homem do vinho. Quem sabe você não supera o Robertinho Manobrista?
Boa viagem e mande mais das preciosidades que vcs estão tomando por ai.
Manda uma foto de vocês tomando algum (digo vinho, $$$ você toma aqui dos cliente, rs...) pra registar a viagem.
Beijos pra Laura.
Ano que vem estamos juntos por aí.

Tomado: Morandé Reserva Chardonnay

Esse eu tomei.
Terça-feira, aqui em casa com a Gi e o Broka.
Chamei o Broka pra jantar aqui em casa, a Gi disse que iria fazer um peixe, e simplesmente preparou esse jantarzinho que vocês observam na foto.
Nada demais: filé de truta ao molho de amêndoas, purê de mandioquinha e arroz integral com passas brancas! Rs... isso é o básico pra Bonita.
O vinho: Estava muito bem impressionado com a vinícola Morandé em razão ao Carmenere que tomei na semana passada. Esse também não ficou atrás. Um ótimo vinho, equilibrado, consistente, persistente. Acompanhou perfeitamente o jantar. Tem certa acidez que equilibrou muito bem com o manteigado do prato. Bom vinho.
Adquirido na Empório Mercantil por preço razoável.

Tomado: Les Granges 2006, Des Domaines Edmond de Rothschild

Esse eu tomei!
Ontem à noite, na agradável companhia da Taci e dos amigos Marcel, Daniela, Maurício e Mauren. Tivemos um bom jantar no restaurante Chef Rouge, que tem uma boa carta de vinhos e uma comida francesa muito bem feita.
O vinho: Eis um bordeaux típico, feito com 70% de merlot, bem frutado, com leve toque de madeira, com taninos fortes que só são sentidos no final de boca, pois o vinho é muito macio e agradável. Com a comida os taninos ficam bem 'domesticados' e o vinho fica ainda melhor.
Um vinho que agradou a todos, a mulherada e até o exigente Marcel.... Acabamos nem variando o vinho, tomamos duas garrafas deste.
Uma boa pedida para um bordeaux clássico e não muito caro (vendido na Zahil por R$ 88,00).

Tomado: Quinta do Portal Colheita 2006

Esse eu tomei.
Ontem (02/05/2010) com a Gi aqui em casa comendo pizza.
Mais um vinho adquirido na Empório Mercantil por sugestão do André.
É o vinho que leva o nome da vinícola, no seu site está assim descrito:
"Este vinho é produzido a partir das castas Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca, estagiando durante 9 meses em cascos novos e de um ano de carvalho francês.

Carregado na cor, evidencia aromas de compota, de frutos vermelhos e especiarias.
Estruturado na boca, apresenta excelente acidez e taninos firmes."
Descrição com a qual concordo. Traduzindo para a linguagem esse eu tomei: Vinho muito potente, forte, típico portuga. Quando abri achei que não iria conseguir chegar ao final da garrafa, dada sua potência. Porém, alguns minutos depois o vinho melhorou significativamente, arredondou um pouco e mostrou sua complexidade.
Acho que melhoraria com mais algum tempo de guarda. Merece ser decantado.
Pra quem não é chegado em vinhos potentes: fique longe. Esse é pancada.
Chega ao Brasil pela importadora Mmell & Wlube Import Ltda.

Não me lembro quanto paguei, mas sei que não foi muito caro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails