domingo, 6 de junho de 2010

Tomado: Dolcetto D´Alba - Livio Pavese

Esse eu tomei.
Sábado (05/06/2010) almoçando no restaurante Per Paolo no Shopping Morumbi, com a Giovana, Rodrigo, Taciana e Sofia. Apenas eu e o Rodrigo tomamos o vinho.
Trata-se de um vinho bastante leve a agradável. Delicado. Muito boa pedida.
Acompanhou o meu filé à parmagiana com pene ao molho basílico. Para o meu prato o vinho tinha pouco corpo, ficou sobreposto pelo prato. No entanto, uma ótima pedida.
É importado pela Casa Flora e pelo preço que pagamos no restaurante, é um excente custo/benefício.

Luiz Felipe na Concha y Toro - Parte II (Don Melchor e Trio)

A segunda parte da visita do Luiz Felipe à Concha y Toro está ainda melhor que a primeira, incluiu a degustação de um dos melhores vinhos das Américas, o Don Melchor. Eis os relatos do correspondente internacional:
"A segunda parte do passeio da concha y toro foi no restaurante, lá tem todos os tipos de vinho produzidos por eles para degustar. Tomei apenas duas taças, não é muito barato degustar os vinhos... Os vinhos escolhidos foram o TRIO e o Don Melchor.

O Don Melchor (safra 2006) não será comentado por mim, não quero arriscar um palpite furado, mas a minha impressão é a seguinte: SENSACIONAL!


Mas achei muito interessante a idéia do TRIO, misturar três tipos de uva (merlot, carmenere, cabernet) era uma coisa que ainda não tinha visto, não sei se vende esse vinho no Brasil (acredito que sim), mas vale a pena tomar, é muito gostoso. Foi um dos vinhos que mais me impressionou nesta viagem.


Bom, nem preciso falar que comprei um monte de vinhos na saída! A loja da concha y toro é bem bacana, comprei o máximo de vinhos diferentes, tem um que é produzido com uvas orgânicas e acho que vai ser uma boa pedida quando chegar em São Paulo.

Fica aqui o meu agradecimento para o posto de informaçoes para os turistas daqui de Santiago, exemplo de organização e que deveria ser copiado pelo nosso país.

Abs,
Luiz Felipe"

Muito bom Luiz, deu até inveja da sua degustação. Quanto ao TRIO, fica tranquilo que tem aqui no Brasil e é um vinho relatiovamente barato.

Luiz Felipe na Concha y Toro - Parte I (Terrunyo e Marques Casa Concha)

Nosso correspondente em Santiago visitou a Concha y Toro e nos enviou as seguintes impressões (ainda dá dicas de como chegar lá sem gastar muito!!):

"CONCHA Y TORO!

Ótimo passeio para fazer aqui em Santiago.

Se você nao tem grana e quer aproveitar mais o pouco que tem para tomar vinhos e conhecer a cidade, vá para a concha y toro de metrô e ônibus, A estaçao de metrô é a Bellavista de La Florida, de lá tem que pegar um ônibus para PIRQUE e pedir para o motorista avisar quando chegar. O trajeto todo dura 1h30, mas é muito mais barato do que pegar um táxi por 40.000 pesos. Paguei 20.000 no táxi da volta e dividi com duas cariocas que estão em um hotel de providencia, uma delas é estudante de direito e estuda na PUC. A volta é complicada para quem vai comprar umas garrafas, meu caso, mas é fácil encontrar algumas vans de turistas e gente pegando táxi, ai a opção é dividir mesmo!

Na concha y toro tem dois tipos de passeio, o mais barato tem pouca degustação e outro tem um pouco mais, acho que a diferença é de dois vinhos, só que bem mais caro. Bom, tomei os seguintes vinhos no passeio:

Terrunyo (vinho branco): Bom vinho, foi servido gelado e tava bem refrescante, senti um gosto bem ácido e gostei bastante.


A próxima degustação foi a do MARQUES, serviram os três tipos dele (carmenere, cabernet sauvignon e merlot) numa aula de uma somelier. Ela ensinou como degustar os vinhos com a visão, olfato e paladar, muito interessante para quem não sabe nada de vinho (me incluo aqui), Servem também uma tábua de queijo para acompanhar a degustação.

O Merlot é o mais suave dos Marques e o Cabernet é o mais forte, mais encorpado, muito bom! Mas o meu preferido foi o carmenere, senti gosto de frutas vermelhas, cereja, amora e, também, de baunilha. Compraria esse vinho no Brasil, é realmente uma ótima opção.

Esta foi a primeira parte do passeio da concha y toro, que já está sabendo da existência do ESSE EU TOMEI!! A idéia do Blog foi até elogiada pela somelier.

hasta luego!!!

Luiz Felipe"

Muito bom Luiz, grande visita, boas fotos e muitas recordações...

Luiz Felipe em Santiago: Os Vinhos de Caixa no Chile


Direto do nosso correspondente em Santiago:


"Fala Rodrigo,

Tá um pouco difícil encaminhar as fotos dos vinhos, aqui no albergue só tem um computador para conectar USB. De qualquer forma, voltando naquele assunto do vinho em caixa, tomei dois vinhos desse tipo que se saíram muito bem: Clos (concha y toro) e Gato Negro.

Esses vinhos são bem baratos aqui em Santiago e por isso acabam sendo a preferência aqui no albergue. É possível comprar caixas de mais de 2L e caiu muito bem para fazer aquele esquenta típico dos brasileiros, já que na noite passada fomos a um bar chamado "constituicion". Valeu o esquenta e a balada, as chilenas gostam de brasileiros e são muito simpáticas.

Vinho aqui é muito barato, tomei um conha y toro, "exportacion" por mil pesos chilenos. Você compra um cachorro quente e um refrigerante com esse preco. Vou ficar devendo a foto das caixas dos vinhos tomados, mas o próximo e-mail será do passeio da concha y toro.

Tomei até Don Melchor!

Assim que conseguir baixar as fotos, vou mandar todos os vinhos tomados no passeio da Concha y Toro, mas só pra te deixar curioso, tomei três ótimos vinhos: Don Melchor, Trio (este é muito interessante) e Marques.

Entreguei o cartao do ESSE EU TOMEI para a somelier da concha y toro, ela curtiu a idéia do blog e ficou de entrar para conhecer.

OBS: Giovana, tá muito frio aqui, aquele calor de Sao Paulo foi embora! rs... Viva Santiagooo!!!

Abs,

Luiz Felipe"


Pelos vinhos e pela observação feita em código para a Giovana, acho que o Luiz está se dando bem em Santiago....


Rodrigo

Tomado: Tremendus Blanco

Esse eu tomei!
Esse foi o último vinho da noite, tomado já madrugada adentro na residência dos Gonçalves. Um branco leve, refrescante, bem frutado e cítrico.
Um ótimo aperitivo vindo da famosa região de Rioja, na Espanha.
Não tenho mais nada a dizer...

Tomado: Cuatro Estaciones 2006

Esse eu tomei!
Foi o segundo vinho tinto da noite de pizzas do Carlão.
Um vinho argentino também na faixa de R$ 49,00, que compramos no Empório Mercantil.
Porém, esse perdeu de longe do sulafricano que tomamos antes (o Cabernet Franc Five Heirs).
Foi uma unanimidade, Eu, o Carlão e o Maurício preferimos o vinho da África, e achamos esse argentino (feito com cabernet, merlot, malbec e bonarda) bem esquisito, um vinho de corpo médio, em que só se sente a fruta sem arredondamento de madeira, com acidez forte e um certo amargor alcoólico. Achei um pouco desequilibrado.
Sinceramente não gostei.

Tomado: Five Heirs Cabernet Franc 2006, Lourensford

Esse eu tomei!
Podemos dizer que esse vinho foi a grata surpresa que tivemos ontem, na pizzada do Carlão.
Um vinho que compramos no Empório Mercantil por R$ 49,00, em razão de uma promoção do próprio importador (era algo em torno de 100 reais).
Um vinho muito bem feito, com corpo médio, mas bem redondo, com gosto de frutas vermelhas e um toque vegetal. Senti um pouco de aroma e sabor de borracha, mas isso acho que é aquele fundo que caracteriza a maioria dos sulafricanos. Não sei se é borracha mesmo, mas foi o que me veio à cabeça na hora.
Achei esse vinho, feita na região de Stellenbosch, uma boa pedida, especialmente nesse preço.
Pode comprar sem medo !

Tomado: Villa Antinori branco 2007

Esse eu tomei!
Ontem, iniciando a sessão de pizzas do tio Carlão !
Um vinho bastante aromático e agradável, com toques bem minerais e frutados, com boa acidez e muita persistência. Um ótimo vinho branco. Funcionou muito bem.
A consistência do vinho me lembrou um chardonnay e achei no site da Antinori que realmente nesta safra há 30% dessa uva no corte.
Resumindo, um bom vinho de um ótimo produtor da Toscana.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails