quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tomado: Evel 2004

Esse eu tomei.
Ontem com o meu pai comendo uma pizza.
É produzido pela Real Companhia Velha, uma das mais tradicionais vinículas do Douro.
Essa vinícula me chamou a atenção em Portugal pela beleza das garrafas dos seus Porto, especialmente o Tawny 20 anos (que tomamos em Portugal, mas ainda não postamos, as impressões estão anotadas no vinhálbum).
Esse é um vinho simples, porém muito autêntico. Um típico português, uma porrada de intensidade, embora de médio corpo. É o tipo de vinho preferido do meu pai, com sabor forte, vermelho escuro sem aquele toque docinho típico dos Malbecs argentinos e dos vinhos exagerados na madeira.
No site da Real Companhia Velha não encontrei a ficha do Evel 2004, mas nas safras de 2002 e 2003 sua composição incluiu as seguintes castas: Toriga Francesa, Tinta Roriz e Tinto Barroca.
Pra quem gosta do estilo dos vinhos da Terrinha, uma boa pedida para o dia-a-dia.

Tomado: Ramos Pinto Porto 10 anos Quinta de Ervamoira

Esse eu tomei.
Esse foi o vinho que o Edu pegou para tirar a prova sobre qual vinho, em tese, acompanha melhor um chocolate: um bom Porto, ou um bom Sauterne (vide post Sauternes Carmes de Rieussec 2006).
Esse excelente Tawny 10 anos da Adriano Ramos Pinto foi o escolhido para esse desafio. Um ótimo vinho, ainda muito frutado, potente, mais pras frutas vermelhas do que para as castanhas que caracterizam os Tawnys.
Assim como o Sauterne, que tomamos antes, esse também acompanhou bem o brigadeiro de chocolate belga, porém, comparado ao Sauterne faltou complexidade.
Embora não tenha sido sobreposto pelo chocolate, não consegui distinguir uma variedade de sabores em contraposição. Apenas "harmonizou", não se destacou como aconteceu com o Sauterne que a cada gole se percebia uma universalidade de sabores interagindo com o gosto do chocolate. Os maiores nuances desse porto foram "abafados" pelo chocolate intenso.
Talvez, para um chocolate tão forte, um Ruby seria mais adequado, mais doce e mais intenso que esse Tawny. Um Vintage deve ser a combinação exata.
Ressalte-se que esse vinho ainda era bastante doce e frutado para um Tawny, tenho a impressão que um Tawny 20 anos teria sumido diante do chocolate.
Ou seja, embora este vinho não tenha feito feio, não é a combinação mais adequada para brigadeiros de chocolate belga. O Sauterne caiu muito melhor. No entanto, dessa experiência não se pode extrair a regra que os Sauternes são mais adequados que os Portos para acompanhar chocolate. Apenas que, com relação a estes vinhos em especial, e a este chocolate, também em especial, o Sauterne se saiu muito melhor.
A regra que fica é que não tem regra.  Eu, por exemplo, nunca imagineiu que um Sauterne acompanharia bem um chocolate intenso como este, tive que arquivar mais um preconceito. Aliás há um lugar comum entre os "conhecedores" de vinhos que dizem: "chocolate é um inimigo do vinho". A meu ver, pelas experiências que temos feito, acho isso a maior bobagem, desde que bem escolhidos, o vinho e o chocolate, essa é uma combinação espetacular. É isso aí, por isso que só tomando mesmo.
Vou sugerir ao Rodrigo fazermos uma seleção dos melhores vinhos para acompanhar chocolates.
Aliás, fico imaginando como seria um ótimo champagne, bem encorpado, com um chocolate Lindt bem leve, ou com bombons de chocolate com gianduia da Guylian (meus preferidos)? Essa nós ainda não experimentamos.

Les Crayères - O Hotel e o Restaurante !!!

Nos últimos posts sobre o Champagne falei um pouco das crayères, as caves escavadas no calcário da região, que são imensas e hoje funcionam como local de produção e armazenamento dos vinhos da região.
Confesso, no entanto, que tive a idéia de escrever um pouco sobre este tema porque não sabia o significado da palavra crayère, o que só descobri durante a leitura do livro "Champanhe" de Don e Petie Kladstrup.
E digo isso porque essa palavra já me era familiar, apesar de eu não saber seu significado, já que em ambas as visitas que fiz à Champagne (95 e 99), fiquei hospedado e tive o privilégio de jantar no restaurante do Les Crayères, um fabuloso hotel ligado à rede Relais & Châteaux.
É um hotel incrível, localizado em Reims, no coração da Champagne.
O prédio principal é um verdadeiro palácio:


Eu e Taci em frente ao Hotel - 1999

Os quartos do prédio principal são refinadíssimos e pitorescos, além de contar com produtos de banheiro fornecidos pela Hermes - como diria Ataíde Patrese, um luxo:

Taci no quarto localizado no prédio principal - 1999

Há ainda quartos localizados na área externa do hotel, sendo verdadeiros mini-palácios espalhados pelo terreno. Este é o que ficamos em 1995:

Zé Olinto e Elsa em trajes de gala antes do jantar - 1995

Além do Hotel ser maravilhoso, com serviço impecável, mesmo que você esteja apenas visitando a região e esteja hospedado em Paris, por exemplo, vale agendar um jantar no restaurante Le Parc, onde a comida é incrível e o sommelier é especialista em Champagne, conhecendo as características dos champagnes listados nas centenas de páginas da carta de vinhos dedicada praticamente só aos espumantes.

O Hotel até mesmo desenvolveu sua própria taça de champagne, especial para degustação de grandes vintages:

Um lugar maravilhoso e mágico para quem gosta de Champagne, sendo pronto fraco apenas o preço... ouvi dizer que hoje em dia um jantar sai por cerca de 300 euros por pessoa... saudades do franco francês e do dólar 1 para 1 !

Tomado: Espumante Salton Reserva Ouro

Esse eu tomei!
Eis um espumante nacional que eu já havia tomado em várias ocasiões, mas ainda não tinha tido a oportunidade de comentar.

É um bom custo/benefício, por custar cerca de R$ 25,00, mas só porque o custo é baixo, pois o benefício também não é grande coisa.

Tem uma perlage longa, mas muito rápida, ficando em instantes sem gases no copo, parecendo vinho branco.

Os aromas e o sabor lembram frutas cítricas, sendo fresco, leve e com acidez acentuada.

Fácil de tomar como aperitivo, bom para servir quando tem muita gente para beber, mas não acrescenta nada de marcante na lembrança...
Há espumantes nacionais muito melhores que esse.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails