sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tomado: Promis 2006, Gaja

Esse eu tomei!
Ontem, comemorando o aniversário da Taci, no Dalva e Dito, restaurante de comidas típicas brasileiras do Alex Atala.
O Restaurante: Gostei muito do ambiente, amplo e com decoração moderna com um Q de rústico, típico brasileiro. Destaque para a enorme adega no piso inferior e para a espaçosa cozinha, toda envidraçada.
O serviço é excelente, uma equipe bastante numerosa e bem treinada.
O cardápio é um show a parte. Pratos tradicionais e caseiros (como um bife acebolado com arroz e ovo frito), além de peixes com temperos bem peculiares e até mesmo pratos que voc~e só pensaria em fazer em casa, naquela baita larica.
Foi o caso do meu prato, um macarrão com feijão e linguiça. No cardápio vinha a observação: "Surpreenda-se". Foi uma grata surpresa, um spaghetti com molho de tomate e linguiça bem apimentada, misturado com um pouco de feijão roxinho bem temperadinho. Prato forte no tempero, precisa gostar de pimenta, mas muito, muito bom. Simplicidade com riqueza de sabor. Adorei.
Tenho apenas dois destaques negativos a fazer: primeiro a carta de vinhos, que é muito enxuta e um pouco inflacionada. Preços entre 50 e 90% acima do valor da importadora. Para vinhos mais caros isso faz muita diferença. Por exemplo, um Angelica Zapata Malbec, que custa 105 na Mistral, estava 190; segundo, me senti moralmente "enganado" ao ver na conta uma taxa de serviço de 12%. Por que 12 e não 10%? Ninguém soube me explicar, o maitre me disse apenas que essa seria a nova praxe dos grandes restaurantes de SP. Nova praxe ou não, eu não concordo, e não é pelo valor, que num lugar desses acaba sendo irrelevante perto da conta, mas não vejo motivo para a alteração, já que sendo os pratos mais caros os 10% já seguem a proporção e remuneram bem os garçons. Para mim é só uma forma de cobrar mais e parecer mais chic....não acho chic ser roubado com elegância...reclamei e não paguei os 2% a mais.

O vinho: Estava excelente, um toscano muito bem feito pelo Angelo Gaja, um dos melhores produtores da região. Ele é um corte de Merlot (55%), Syrah (35%) e Sangiovese (10%).
Tem cor granada, aromas de frutas compotadas, madeira e couro. Na boca apresenta sabor semelhante aos aromas, com muita fruta e com taninos muito bons e domados, deixando um final macio e persistente. Um ótimo vinho mesmo. Importado pela Mistral (veja AQUI).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails