quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tomado: Blandy's Madeira Sercial 5 Anos

Esse eu estou tomando!
Nos últimos dias comecei a tomar este vinho da Ilha da Madeira, produzido por um dos melhores produtores locais, a Blandy's.
Desde o último Encontro Mistral, quando pude provar vários tipos do Madeira, meu interesse por esses vinhos só aumentou; e nada melhor do que ter uma garrafa de cada variação para fazer experiências, até porque para este tipo de vinho ainda tenho dificuldade de pensar em harmonizações.
Sendo assim, abri a garrafa há alguns dias e tenho tomado uma taça com cada tipo de comida que preparamos em casa. A garrafa ainda está na metade, mas já posso resumir algumas das experiências:
  • o vinho sozinho: excelente, é um madeira bem seco, com aromas e sabor que lembram noz tostada, com um 'quase amargo no final'. Vinho, como dizem algums, de reflexão...Mas fica aí uma dica, deve ser servido por volta de 12 graus, pois ele muito quente fica realmente amargo;
  • como aperitivo, com queijos: caiu bem, recomendo
  • como aperitivo, com castanhas (caju, noz, pará): ficou excelente, um leve salgadinho deixa ele bom (eu não gosto de azeitonas, mas imagino que fique bom também)
  • com um capeletti (aproveitei um brodo que fizemos em casa): não comprometeu, ornou até que bem com a massa, já que não tinha temperos fortes, era um sopão...
  • com doce (comi um alfajor de doce de leite e chocolate): fica ruim, ressalta o amargor, fecha a boca
  • com um salmão defumado, azeite e queijo: passou bem, mas fez o gosto do peixe desaparecer. Se é para limpar a boca pode-se dizer que se saiu bem, mas como considero harmonização o realce do sabor da comida e do vinho, acho que ficou um pouco pesado.

Por enquanto foi isso que eu testei, mas já deu para ter idéia de que é um grande vinho para aperitivos. Gostei muito. Os Madeiras são uma grata surpresa. recomendo fortemente.

Brevemente abrirei a garrafa do Madeira Doce 10 anos que ainda tenho. Esse é um show. Precisarei ter uma sobremesa à altura !

A propósito, os Madeira da Blandy's são encontrados na Mistral. Os preços são parecidos com o dos bons vinhos do Porto, merecidamente; são dois grandes vinhos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails