terça-feira, 6 de abril de 2010

Tomado: Borba Reserva "Rótulo de Cortiça" 2005

Esse eu tomei!

Comendo chester e pernil assado com farofa, pratos preparados divinamente pela sogrinha Guiomar. Vascão foi novamente o companheiro na bebida...

O vinho: Eis um ótimo vinho alentejano. Aroma de frutas vermelhas, saboroso, encorpado no ponto certo, mantendo o sabor frutado e com um final muito aveludado e persistente.

Ótimo mesmo, estava com saudades desses bons vinhos do Alentejo. Caiu muito bem com a comida.

Tomei um dia após o Pequenãs Producciones da Argentina (http://esseeutomei.blogspot.com/2010/04/tomado-pequenas-producciones-syrah-2005.html) e o contraste foi enorme. Apesar de serem dois vinhos bem frutados, o argentino é uma bomba, chega a ser áspero na boca, enquanto este alentejano é macio, aveludado, mais ao meu gosto.

Vendido na Adega Alentejana por algo entre 80 e 90 reais, não me lembro exatamente.

Tomado: Brunello de Montalcino Castello Banfi 2004

Esse eu tomei!
Domingo de Páscoa (04/04/2010) durante o execelente almoço preparado pela D. Ednéia (minha mãe).
Acompanhou muito bem o lombo defunado com arroz e farofa.
Fizemos como manda o figurino: abrimos o vinho e o deixamos decantar (melhor dizendo: arejar) por 1/2 hora.
Um grande vinho, um bom Brunello. Porém muito alcoólico, mesmo depois de arejar por 30 minutos ainda estava com um cheiro e um gosto um pouco desequilibrado de álcool.
Ainda assim, pode-se dizer que é um vinho diferenciado, pois mesmo com esse tempo todo de madeira percebi o sabor da fruta bastante presente (morangos mastigados... rs... isso mesmo frutas vermelhas cítricas... rs...).
Acho que o bebemos no auge, pois sua coloração já estava caminhando para um alaranjado (acastanhado no dizer da Giovana) e, embora o sabor estivesse bem pronunciado, sua textura já estava bastante leve.
Quem tiver um Brunello destes que o beba logo...

Tomado: Pequeñas Producciones Syrah 2005

Esse eu tomei!
Em 02/04/2010, comendo uma pizza com meu primo Guilherme.
O produtor se chama Escorihuela Gascón, o vinho vem de Mendoza e a importadora para o Brasil é a Grand Cru (95 reais).
Chama atenção, antes de mais nada, pelo tamanho e peso da garrafa. Olhando de longe, meio distraído, diria que era uma magnum. A garrafa é realmente grande. Apesar do conteúdo da garrafa ter sido inteiramente colocado no decanter,e um desavisado ainda assim achou que a garrafa estava cheia...
O vinho: É do tipo bomba de fruta, muito potente e encorpado, realmente concentrado. Tem boa persistência e um bom final, até que macio pela pancada que é o vinho.
Muito interessante, apesar de não ser este meu estilo preferido.
Tenho ainda uma garrafa dele e uma garrafa do cabernet sauvignon, que tomarei em breve para comentar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails