domingo, 8 de agosto de 2010

Tomado: Madeira Blandy's Rainwater Medium Dry

Esse eu tomei!
Ontem, quando acabaram os champanhes, abrimos esse madeira para finalizar os queijos e já aproveitar para acompanhar a sobremesa, os pastéis de nata que comprei.
No Encontro Mistral fiquei encantado com os Madeiras da Blandy's, e resolvi comprar esse meio-seco que não estava na degustação do Encontro. Fiquei curioso, pois gostei muito do doce (malmsey) e do seco (sercial).
E ele não decepcionou, um vinho muito saboroso, complexo e redondo na boca. Já virei fã dos Madeiras. E olha que esse é dos mais simples, com 3 ou 4 anos de envelhecimento em barricas, salvo engano.
O vinho: Coloração, como se vê na foto, alaranjada, caramelo claro, parecida com a de um porto tawny 20 anos. Aromas de nozes tostadas, sabor tostado e com boa acidez e final quase seco. Muito fino, recomendo.
Ficou melhor com os queijos e frios, mas não fez feio com a sobremesa e nem mesmo com algumas cerejas que acabamos comendo depois. Um vinho versátil, mas que cai melhor com aperitivos.
E o melhor de tudo é que, sendo um vinho fortificado, com 20 graus, a garrafa dura, sobrou metade para uma nova experiência...Na próxima vou abrir o Malmsey doce 10 anos, que é um vinho amarelado, com sabro de caramelo tostado, incrível.

Re-Tomado: Champagne Piper-Heidsieck e Laurent Perrier

Esses eu tomei! Resolvi postar novamente esses dois champanhes já blogados (vide Piper e L.Perrier), pois champanhes sempre merecem alguns comentários, especialmente quando se tem a oportunidade de comparar os sabores.
Fizemos um queijo, frios, castanhas, patê e vinhos em casa, organizado de última hora com os amigos e enófilos Marcello Pedroso e Chede (que chegou atrasado, só pegou a última taça da Piper-Heidsieck).
Vejam a mesa, ficou bonita:


Os champanhes são ambos muito bons, mas o Piper é mais seco, com aromas e sabores com muitos cereais, leveduras. Já o Laurent Perrier é mais frutado e ácido, com apenas um toque de cereais. A Laurent me pareceu mais complexa, melhor, mas a Piper é uma barganha do duty free, fiquei sabendo que está em promoção a 45 dólares. A Laurent é pelo menos 60 dólares no duty free.
Aliás, resolvi fazer essa esbórnia de champanhe porque em breve irei passar pelo aeroporto e vou poder me reabastecer de champanhes. Tava na hora de tomar essas!
E a companhia merecia. Foi um noite muito agradável, regada ao melhor espumante que existe, e um dos meus vinhos favoritos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails