terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tomados: Vinhos Turcos

Depois de mais de um mês sem postar nada, em parte porque estava em férias, animei-me de comentar uma agradável experiência que tive. Uma grata surpresa, eu diria.

Estive em Istambul e adorei os vinhos turcos. É claro que não são vinhos extremamente complexos, fenomenais. Mas são muito decentes e alguns me surprenderam mesmo, coisa fina.

Achei que o grande defeito dos vinhos turcos, tanto brancos como tintos, é a falta de acidez. A maioria é bem redondo mesmo, sem nenhum ataque à boca. Quando a comida é bem temperada e forte faz falta.

Afora isso, os brancos são leves e refrescantes, inclusive os chardonnays. Os tintos costumam ter um corpo médio, frutados e com muitas especiarias.

Tomei brancos bons com uvas que não conhecia, como a Narince e a Sultaniye, especialmente do produtor Sarafin, dos melhores da região do norte, européia, no Mármara.

Outro produtor famoso, de que tomei diversos vinhos, é o Kavaklidere. Da região asiática de Ankara. Nos tintos percebi predominância de Syrah, Cabernet e Merlot.

Em suma, foi uma experiência agradável, mais uma prova de que não se pode ter preconceito com nenhum país produtor!


Bom cabernet, apesar de não muito potente.



esse eu não tomei, mas a garrafa é linda


bom branco com a Narince e Chardonnay




melhor tinto que tomei em Istambul, bem envelhecido, marrom, gostoso mesmo



um syrah de bom corpo, gastronõmico

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails