quarta-feira, 17 de março de 2010

Tomado: Buçaco Branco Reserva 1999

Esse eu tomei!
Após tomarmos uma garrafa da safra 2001, pedimos essa 1/2 garrafa da safra 1999, para finalizarmos nossos aperitivos no bar do Palácio do Buçaco.
Note, como havia dito no post da safra 2001, que nesse rótulo ainda consta a denominação de "Reserva", assim como consta a indicação da safra apenas em uma pequena etiqueta redonda que era colada na parte superior da garrafa.
O vinho: Absolutamente diferente da safra 2001. Muito mais encorpado, com cor bem dourada e um sabor mais forte e melado. Evoluiu muito no copo, a última taça estava um elixir, por isso recomendável seria uma decantação de 30 minutos para arredondar bem esse vinho, que tinha uma potência inesperada para um branco (ideal para acompanhar um bom prato).
De qualquer forma, ainda preferi a safra 2001, pois gosto de brancos mais mineralizados e sutis. Mas é difícil escolher e impossível de recusar qualquer um deles...

Tomado: Buçaco Branco Reservado 2001

Esse eu tomei!
Em 22/01/2010, no restaurante do Palace Hotel Buçaco, em Portugal.
Já tínhamos escrito sobre a valiosa visita ao Palácio do Buçaco (http://esseeutomei.blogspot.com/2010/02/adega-do-palacio-bucaco.html), mas ainda não tínhamos postado nenhum dos rótulos dos vinhos que tomamos lá. Claro, refiro-me aos vinhos da casa, que são vendidos somente lá ou na Mistral (o gerente do Hotel nos confessou que algumas garrafas também são comercializadas nos EUA).
Nesse primeiro post vamos falar do nosso vinho de estréia, um Branco datado de 2001, que eu, Carlão, Giovana e Taciana tomamos o bar do Hotel para fazer um esquenta para o jantar que teríamos umas 3 horas mais tarde.
O vinho: Este branco é produzido com uvas Maria Gomes e Bical, apresentando coloração bem clara, com aromas intensos de fruta. O sabor tem um toque mineral bem presente, muito equilíbrio e uma leveza incrível no final de boca. Vinho no ponto certo, do jeito que eu gosto. Como anotei na ocasião: "Deu vontade de pedir uns camarões". Em suma, delicioso, recomendo (inclusive trouxe uma garrafa desta safra, que lá custa por volta de 35 euros).
Faço ainda duas observações:
Primeiro sobre a denominação de "Reservado" contida no rótulo. Até 1999 o Buçaco usava o nome "Reserva", mas por questões de regulamentação local foram proibidos de usar essa denominação, pelo que passaram a usar o reservado. Postaremos o Branco 1999 em seguida, onde já se vê a denominação antiga no rótulo.
Segundo, que todos os vinhos do Hotel são rotulados de forma idêntica, sendo que a indicação da safra somente constará em um carimbo no rótulo do verso da garrafa (vide abaixo) ou mesmo em uma etiqueta adesiva redonda colada acima do rótulo frontal da garrafa.
Na Mistral este branco está disponível na safra 2002, por R$ 237,00.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails