sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tomaram: Dinastía Vivanco Crianza 2005, Selección de Familia

E o amigo João não toma só uma garrafa de vinho nunca, na sequência do côtes du rhône tomou um espanhol de Rioja, que deve ter sido ainda melhor...Eis as impressões do enófilo:

"Continuando a prosa resolvemos pedir mais uma garrafa.
Esta foi sugestão de minha amiga Jane, da Toque de Vinho.
Aliás foi engraçado - passamos a tarde de papo num cantinho aconchegante da própria loja. Lá tem um pouquinho de tudo: azeites, chocolates, queijos, etc.
Particularmente, este espanhol me agradou bastante. Um aroma marcante - muito expressivo - um vinho de presença.
O sabor também surpreende - sentimos o Carvalho que auxiliou o descanco do vinho. Mas sem perder a pujança característica marcante dos vinhos espanhóis.
Por fim, a cor também chama a atenção - mais leve do que estamos habituados - se compararmos com os chilenos/argentinos mais consumidos aqui no Brasil.
Resumindo, a tarde de sábado foi deliciosa e regada a bons vinhos. E vida dura..."
João, na próxima fala o preço para a gente...

Tomaram: Perrin Réserve, Côtes du Rhône

Esse tomaram. Já estava com saudades dos comentários do João Moraes, praticamente nosso correspondente na cidade de Bauru. Desta vez foi um vinho francês do Rhône:


"Como final de semana é tudo de bom.
Dia de desacelerar.
E nada melhor do que conversar com os amigos devagar e bebericando um vinho.
Neste último sábado tive o privilégio de apreciar este vinho francês.
Um vinho muito gostoso, com aroma agradável.
Os Franceses me surpreendem - talvez pelo meu pouco conhecimento -mas com certeza neste vinho a escolha foi mais do que acertada.
É importante citar que o sabor surpreende pela delicadeza - um vinho "redondo".
Ficamos muito surpresos e felizes com a escolha que nos embalou na boa prosa."

Encontro de Vinho - 05/07/2010 - Parte 2

Realmente o evento de ontem estava muito bom. Seja pelos vinhos apresentados, seja pela presença de pessoas agradáveis. Pudemos degustar bons vinhos e ter excelentes conversas sobre vinho.
O clima estava sensacional, como deve ser. Parabéns ao Daniel e ao Beto.
O Rodrigo já blogou vários destaques, aos quais acrescento os seguintes:
Gostei muito de uns vinhos trazidos pela importadora FTP:
  1. Doval Branco Colheita 2008 (Douro); vinho agradável frutado, com boa acidez com aquela característica de "agulhas" (sabe aquela sensação de que o vinho é frisante mas não é? Isso que chamo de "agulhas") típicas dos portugueses;
  2. Terras de Penalva Rosé 2006 (Beiras): Delicioso e diferente, com um bom corpo para um rose. Ótimo gosto acastanhado e bastante persistente. Imagino ser um ótimo acompanhamento para um camarão;
  3. Picos do Couto Reserva 2005 (Dão): Como os bons vinhos do Dão, leve e saboroso. Boa persistência. Ótima relação custo/benefício.
Todos esses vinhos mantêm as características da terrinha.
Gostei bastante, também, de um Chianti da Prieto Beconcini chamado Artiche Vie (não anotei a safra) e, da mesma importadora, gostei também do Reciso 100 % Sangiovese.
Tomei outras muitas coisas boas, mas não anotei e não consigo lembrar.

Encontro de Vinhos - 05/08/2010

Ontem estivemos no Encontro de Vinhos promovido pelo Daniel (Vinhos de Corte) e pelo Beto (Papo de Vinho). Foi um sucesso. Parabéns aos dois organizadores, realmente conseguiram reunir muitos produtores, revendedores e admiradores de vinhos.

Experimentamos muito vinho bom e ainda pudemos conhecer pessoalmente os blogueiros que 'convivemos' no dia-a-dia dos nossos passeios pela internet, como o Silvestre (Vivendo a Vida), o Jeriel (Blog do Jeriel), o Walter Tommasi (Tommasi no Vinho) e o João Filipe Clemente (Falando de Vinhos).
Pudemos até "dar uma rapidinha" com um Sassicaia 2006, trazido pelo Rogério da Ravin. Digo demos uma rapidinha porque esse vinho - espetacular - foi devorado pelos presentes em poucos segundos, apesar de merecer ser decantado e bebido com calma, algo impossível nas circunstâncias do evento ... Mas valeu muito à pena conhecer esse ícone dos vinhos italianos e comprovar que realmente sua qualidade é incrível.
Provamos também alguns vinhos brasileiros, sendo que o melhor tinto que achei foi o Pizzato DNA 99, um Merlot da Safra 2005. Mesmo assim, ressalto que o custo desse vinho torna difícil sua compra, pelo menos para mim, pois é cerca de 120 reais.

Entre os espumantes tomamos a maravilhosa Angel Dust, da SP Gourmet, um champagne legítimo e um pouco mais adocicado - extra dry - com aromas e sabor de pão tostado e mel, muito boa mesmo. Tenho certeza que minha sogra, que não gosta dos champagnes brut em razão do final mais amargo, vai adorar esse.

Ainda provamos dois ótimos espumantes nacionais, os Maximo Boschi (tradizionale e speciale 2006), trazidos pelo Empório Del Mundo e servidos pelo Carlos Toledo:


Achei excelentes esses espumantes e gostei ainda mais porque estão na faixa dos 40 a 70 reais e o Empório fica na Rua República do Iraque, perto de casa.

Destaco ainda três vinhos que tomei no stand da Ravin, o Vega Saúco Crianza - que ganhou a degustação às cegas do evento - e custa apenas 49 reais; o Zuccardi Serie A Torrontés - um branco ácido e saboroso (lembra lima), muito bom; o Zuccardi Serie A Bonarda - um tinto frutado e redondo, bom para sair da mesmice dos Malbec.

No stand da Cantu ainda provamos dois ótimos vinhos, um Amarone rico e intenso e um Pomerol (Chateau La Fleur du Roy). Ambos muito bons, mas acima de 200 reais...

Finalmente, tivemos um papo muito agradável com o representante da Cave Jado, um francês muito simpático. Aliás, experimentamos alguns vinhos do Loire e do Sudoeste francês - trazidos pela Jado - muito agradáveis e com boa relação de custo.


Bom, foi isso que consegui lembrar depois de tudo o que tomamos... Carlão, me ajuda aqui e acrescente o que mais lembrar !!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails