domingo, 12 de setembro de 2010

Tomado: Brut Maximo Boschi Tradizionale


Esse eu tomei.
Foi o vinho que abriu as comemorações do dias pais lá em casa domingo 08/07/2010.
Já havia experimentado esse vinho no evento Encontro de Vinhos, realizado pelo Daniel (Vinhos de Corte) e pelo Beto (Papo de Vinho).
No sábado (07/08/2010) eu e o Rodrigo fomos conhecer a Empório Del Mundo, do Carlos Toledo, distribuidor desse espumante que fica perto das nossas casas. Adquirimos algumas garrafas incluindo essa. Infelizmente o Speciale ainda não está disponível para venda.
No domingo, com esse vinho abrimos em grande estilo a tarde do dia dos pais. Como minha mãe resolveu que o cardápio seria camarão na moranga e Badejo assado e o dia amanheceu bonito com um baita sol, sugeri que a comida fosse acompanhada por um champagne. Assim superaríamos mais um tabu de que a champagne serve apenas como aperitivo. A proposta foi acatadíssima pela família e me pai veio munido com "uma" Veuve Cliquot.
Vejam as bebidas programadas para a tarde:
Voltando ao objeto deste post. Como havíamos notado da degustação no Encontro de Vinhos trata-se, realmente, de um grande espumante nacional. Boa complexidade e uma perlage surpreendente. Forte candidato ao meu espumante do dia-a-dia. Custo benefício muito bom (R$ 36,00).

As impressões foram unânimes. Até meu pai declarado preconceituoso com os vinhos nacionais - experimentou sem que eu lhe dissesse do que se tratava – ficou surpreendido com a qualidade do vinho. Tive que lhe mostrar a garrafa para ele se convencer de que era um vinho nacional.
Após essa garrafa, que evaporou, não aquentamos a ansiosidade e abrimos a Veuve Cliquot (Rodrigo, antes que vc me corrija, sei que o certo é "o" champagne, mas no caso da Viuva prefiro o artigo feminino), mesmo bem antes de a comida estar pronto. Assim, providenciei a substituição do Crèmant de Bourgogne (que viram na foto) por outro champagne (Möet Chandon Nectar Imperial) que acompanhou a comida (notícias em um próximo post).
Embora este vinho seja excepcional, quando comparamos qualquer espumante com um champagne... fica pequeno. O champagne mais simples da linha da Veuve Cliquot ainda é muito superior que a grande maioria dos espumantes de outras regiões do mundo (inclusive da França). Ressalte-se que isso não desmerece os demais vinhos, inclusive esse que, como falamos, é um excelente espumante. Mas champagne é champagne...

Tomado: Picada 15 Malbec 2007


Esse eu tomei!
Vinho da Bodega Neuquen, da Patagônia.
Foi uma 1/2 garrafa, para acompanhar o almoço, um raviole à romanesca.
Um vinho bom, mas naquele estilo padrão de bomba de fruta x madeira exagerada. Gostoso, abaunilhado, mas simples e padronizado.
Acompanhou bem a massa, não fez feio, muito pelo contrário, mas esperava algo mais peculiar por ser da Patagônia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails