terça-feira, 18 de maio de 2010

Tomado: Alion 2003

Esse eu tomei!

E gostei tanto que estou postando esse vinho pela segunda vez, mesmo sendo da mesma safra (post anterior - Alion 2003 tomado em 28/01/2010, em Salamanca).

Tinha comprado essa garafa há mais de um ano, tanto que a safra atual vendida na Mistral é a 2005 (a R$ 323). Quando postei a outra garrafa em fevereiro eles ainda vendiam a safra 2004.

Resolvi abrir porque recebi visitas ilustres para almoçar em casa (Guiomar - que faz aniversário nessa semana - Vasco, Carlos e Giovana).

E, ao contrário do serviço meia-boca que tive em Salamanca, agora pude tomar o vinho na temperatura certa e após decantá-lo por quase 2 horas.

Foi uma unanimidade na mesa, um vinho soberbo, muito concentrado, com aromas e sabor de frutas negras, ótimos taninos e acidez. Um show de nuances de frutas, com madeira no ponto certo.

Mais uma vez digo, um puta vinho!

Acompanhou muito bem as massas (ravioli de cordeiro com molho sugo especial/temperado, ravioli de queijo ao sugo e capeletti a romanesca). Aliás, as massas do Tatini merecem sempre bons vinhos... são excelentes.

Quem quiser me dar de presente umas garrafas dele, por favor, fique à vontade...

Tomado: Cava Cristalino Rose Brut

Esse eu tomei!
Aperitivando com castanhas, nozes, macadâmia, queijo brie e torta de calabreza, antes do almoço de domingo em casa, na companhia da quase aniversariante Guiomar, do sogrão Vasco e dos parceiros Carlos (parceiro de blog) e Giovana (parceira da Taci na tranca).

Foi bom que os acompanhamentos eram razoavelmente fortes, especiamente a torta de calabreza, pois esse espumante mostrou um corpo surpreendente.

É feito com as castas Pinot Noir e Trepat, na Espanha.

Muito frutado e muito seco, tem um leve amargor final e boa acidez. Se tomado sem aperitivos fica um pouco forte, mas com essas 'comidinhas' ficou muito bom.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails