quarta-feira, 10 de março de 2010

Tomado: Viña Tondonia Reserva 2000

Esse eu tomei!
Ainda nas férias, dia 29/01/2010, jantando no restaurante 'Casa Robles', de Sevilha (ficamos na mesa mais ao fundo, do lado direito, próximo à parede):

Acompanhou o vinho fois gras e depois um cordeiro.
O vinho: O Viña Tondonia é procedente da famosa região de Rioja, na Espanha, tendo como principal uva a Tempranillo (este exemplar tem 75% desta uva). O interessante deste vinho é que ele passa quase 6 anos envelhecendo em barris de carvalho, e mesmo assim mantém bem as características da fruta e do terroir.
Como estávamos tomando muitos vinhos da Ribera del Duero, estranhamos bastante esse vinho, na verdade ficamos surpresos. Isto porque o vinho tem como característica a cor clara, sendo que o sabor estava muito delicado e macio, com extrema leveza da fruta, lembrando até mesmo o estilo da Borgonha.
O envelhecimento deixou o vinho muito redondo e fácil de tomar ("elegante" como diriam os entendidos), realmente uma surpresa agradável. Ótimo vinho. Recomendo.
No Brasil, toda a linha da Vinã Tondonia (inclusive o Gran Reserva, que pretendo um dia experimentar) pode ser encontrada na importadora Vinci, que é um dos braços da Mistral.
Na Vinci está disponível para venda o Reserva 1999, por R$ 178,28.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails