sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tomado: Baga Encontro 2005


Esse eu tomei.
Aproveitando que o Rodrigo abriu o dia com o Le Procope, segue outra decepção.
Foi no próprio restaurante da Quinta do Encontro, onde o vinho é produzido.
Almoçamos lá eu, a Gi, o Rodrigo e a Taci. Bem... na verdade tentamos almoçar, pois a maitre, muito confusa, fez uma bagunça danada nos deixou esperando quase uma hora para nos levar até a nossa mesa. Como tínhamos marcado um encontro com o Luis Pato logo depois do almoço, não tivemos tempo de fazer uma refeição completa, ficamos apenas na entrada.
A Quinta do Encontro é realmente maravilhosa, modernosa, o prédio é em formato barril e o corredor que dá acesso à adega em espiral, aludindo um saca-rolhas.
A Quinta do Encontro é o antônimo do que vimos na adega de Luis Pato e na Quinta do Mouro (no Alentejo), tem uma proposta declaradamente comercial.

O VINHO QUINTA DO ENCONTRO: Uma decepção! O vinho "em tese" é produzido exclusivamente com uvas da casta "baga", um instituto da região da Bairrada onde está localizada a Adega. Porém, de baga num tinha nada. Os vinhos feitos de baga são característicos, com uma potência impar, uma porrada! Esse tava docinho... abaunilhado... sem graça... nada que lembrasse Portugal, muito menos a Bairrada. Um "coca-cola wine" vinhozinho gostosinho pra vender bastante, sem nenhuma personalidade. Sabor de vinho que foi corrigido na madeira. Não que fosse ruim, mas um vinho que não acrescentou nada. Se me dissessem que era da Argentina eu acreditaria. Nem terminamos a garrafa. Justo na Bairrada... um dos nossos terroir prediletos... que decepção.

Tomado: Chambolle-Musigny, Louis Latour


Esse eu tomei!
Em 18/01/2010, no restaurante Le Procope, em Paris. Na companhia dos viajantes Taciana, Carlos e Giovana.
Foi uma grande decepção, a ponto de eu ter esquecido de anotar a safra do vinho. O serviço do vinho já foi péssimo (chegou quente), mas mesmo depois de refrescar um pouco no gelo não melhorou muito. Adoro borgonhas, sou realmente um fã da delicadeza do sabor dos vinhos dessa região, e já tomei outros Chambolle-Musigny (como o do Pierre Gille, vendido na Tastevin, espetacular). O vinho era medíocre para a denominação (excessivamente ácido e com muito pouca fruta), especialmente considerando o preço cobrado.
Mas o pior é que o restaurante também não correspondeu às expectativas. Apesar de toda sua tradição - fundado em 1686 - e do clima externo de 0 grau, o aquecedor do restaurante estava enlouquecido, os garçons suavam, estava uns 30 graus, sem brincadeira. O pior é que o restaurante é inteiro acarpetado, o que tornou o clima ainda mais "aconchegante".
Para se ter uma idéia, pedimos ainda outro vinho (um Croze-Hermitage do Chapoutier), que levamos metade para tomar no Hotel, pois não dava mais para ficar no restaurante. Na saída ainda encontramos outros 2 brasileiros que também abreviaram a refeição, dada a temperatura insustentável.
Uma pena, era nossa última noite em Paris.
Merecíamos uma despedida melhor. Fica para a próxima.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails