Esse eu tomei.
Espetacular vinho de sobremesa.
Um dos melhores Sauternes que já tomei.
Acompanhou os brigadeiros de chocolate belga preparados pela Giovana, no sábado retrasado (08/05/2010) ainda na casa do Edu e da Laura.
Começamos a degustação da sobremesa com um Tokaji Late Harvest igual ao que postamos aqui no dia 20/04/2010.
Embora o Tokaji seja um vinho excepcional, foi sobreposto pelo brigadeiro. Esse brigadeiro é feito com um chocolate com alta concentração de cacau, e realmente não combinou muito bem com o Tokaji que é um vinho com notas cítricas e bastante leve. Não aguentou o brigadeiro. Suspendemos o brigadeiro e acabamos com o vinho.
Depois... terminado o Tokai, o Edu que já tinha sacado da cartola o Mouton 1993, resolveu abrir um vinho para acompanhar o brigadeiro, afinal, seria uma uma heresia comer uma sobremesa feita pela Giovana sem um vinho à altura. Daí surgiu esse Sauterne.
Em princípio julguei que o Edu tinha escolhido mal o vinho, disse que preferia um porto, que o Sauterne, assim como o Tokaji, não aguentaria a potência do chocolate. O Edu insistiu advertindo que eu não sabia nada de Sauterne, e que aquele seguraria bem o chocolate.
De fato, foi um Sauterne bem diferente dos que já tomei, muito encorpado, com uma coloração bem pro marrom, madeira e fruta na medida. Algo entre frutas carameladas e aquele gosto do açucar queimado que fica por cima do pudim de leite. Resultado: encaixou perfeitamente com o brigadeiro, era um brigadeiro e meia taça de vinho, e assim sucessivamente. O vinho acabou antes...
Para tirar a prova, sobre o duelo entre Sauterne X Porto para acompanhar um chocolate, o Edu ainda pegou uma garrafa de Porto Tawny 10 anos da Adriano Ramos, veja as conclusões nos próximos posts...
Nenhum comentário:
Postar um comentário