quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tomado: Château Mouton Rothschild 1993

Esse eu tomei!
Na casa do meu amigo Edu Nobre no último sábado (08/05/2010). Como percebem, o Edu (o fantasma que aparece na foto) é um cara que tem uma adega que só não é invejada pelos melhores amigos porque ele a compartilha conosco. Quando se trata de Bordeaux então, nem se fala.
Diz a lenda que, outro dia, a empregada dele, pensando em uma noite quente com o maridão, resolveu se apropriar de um garrafa de vinho do "Seu Edu". Como ela não queria sacanear o patrão, escolheu uma garrafa das que ele tinha "mais repetidas"... O marido dela se esbanjou com um Château Haut-Brion 1988. Dizem que foi o melhor ponche que eles já tomaram...
Mas esse da foto não virou ponche, tomamos assim mesmo em situação natural, apenas o decantamos por uns 40 minutos. Acompanhou um excelente macarrão ao molho de tomate e pesto vermelho preparado pelo Edu com a minha assessoria.
Por óbvio esse vinho dispensa comentários. Simplesmente o melhor vinho que eu já tomei. Pode-se dizer que é o paradigma para um grande vinho. Fruta intensa, equilibrado, suave, macio, aveludado, complexo e etc. Logo no primeiro gole já surpreende, uma explosão de sabores.
Embora seja um vinho de 17 anos, ainda está muito vivo. Percebe-se que é um vinho de idade, mas ainda está intenso, uma intensidade que não agride, redonda. Um espetáculo. Acompanhou muito bem o macarrão.
O Château Mouton Rothschild foi o último vinho a receber a classificação de "Premier Grand Cru Classé", em 1953, juntando-se aos também lendários Château Margaux, Château Latour, Château Lafite Rothschild e Château Haut-Brion.
Uma curiosidade é que a cada safra um artista plástico diferente é convidado para estampar o rótulo do Château Mouton Rothschild, neste ano (1993) o escolhido foi o artista Bathus que estampou uma garota nua. O rótulo foi um escândalo e, por mais incrível que possa parecer, foi proibido de ser comercializado nos EE. UU. obrigando o Château a produzir uma série do vinho com o rótulo sem a obra, exclusivamente para atender o hipócrita mercado americano.
Confesso que não consigo entender essa estória, em 1993 a Madona já tinha gravado o clipe de Like a Virgin que circulava diariamente na MTV a mais de 10 anos! Ora... e essa peladinha do Bathus... Nem o Homer Simpson conseguira explicar essa dos nossos irmãos do norte... Veja no detalhe quanto erotismo na imagem:
Realmente não dá pra entender. Mas o que importa é que o vinho é um espetáculo, os franceses deveriam ter privado os Yankees desta maravilha. O melhor de tudo é que o Edu ainda tem mais dois desses na adega dele.
Candidatíssimo ao melhor do mês.
P.S.: Estou postando a esta hora da madrugada pois fui repreendido pela minha mulher, disse que estou relaxando com o blog. In verbis: "Só o Peixe (Rodrigo) bloga! Você só bebe e não bloga nada!" Prometo ser mais aplicado. Amanhã tem mais, tô com uns 5 vinhos no estoque de posts.
P.S.2: dia 7 estaremos no encontro Mistral. Vou de taxi.

5 comentários:

  1. eu também já fiz a mesma coisa que a empregada do Edu Nobre... queria temperar um peixe e precisava de vinho branco... resolvi pegar na adega dos que tinha maior numero de garrafas e como sou honesta e não usei a garrafa inteira,à noite na hora de comer eu disse a ele que tinha meia garrafa de vinho que tinha sobrado do tempero do peixe... ele quase me matou, pois tinha pego um top de linha que ele tinha(não recordo o nome...) achando que era barato porque tinha muitos.... micâo....elsa

    ResponderExcluir
  2. e para de chamar meu filhinho de "peixe"....elsa

    ResponderExcluir
  3. Carlão, que bom que resolveu voltar à ativa!!! e em grande estilo.
    Grande peixe de couro, de espinha dupla...

    Rodrigo
    PS: vou comprar hoje o ingresso para o dia 7 do encontro mistral

    ResponderExcluir
  4. Sem brincadeira esse 1993 é fora de série. Eu já havia aberto um exemplar em agosto do ano passado. Era aniversário do velho Newton (pap´s) e eu levei o tal no Gero. Não preciso nem falar que o sommelier implorou algo mais do que uma silmples "molhada de taça".
    Falei para o Carlos que este só perde para um Montrachet que eu tomei da Romaneé-Conti (1986).
    De resto, a boa notícia é que irei iniciar a semana Itália, pois a Laura vai me acompanhar no próximo feriado a um bate-volta (Carlos depois da reforma é assim que escreve?)em Firenze. por óbvio trarei mais exemplares da terrinha.
    Edu

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma garrafa desse 93, só que o rótulo americano, sem a gravura. Pretendo abrí-lo nesse mês de junho, na comemoração do meu aniversário.

    Um abraço.

    Eugênio Oliveira
    www.decantandoavida.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails