quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tomado: Ramos Pinto Porto 10 anos Quinta de Ervamoira

Esse eu tomei.
Esse foi o vinho que o Edu pegou para tirar a prova sobre qual vinho, em tese, acompanha melhor um chocolate: um bom Porto, ou um bom Sauterne (vide post Sauternes Carmes de Rieussec 2006).
Esse excelente Tawny 10 anos da Adriano Ramos Pinto foi o escolhido para esse desafio. Um ótimo vinho, ainda muito frutado, potente, mais pras frutas vermelhas do que para as castanhas que caracterizam os Tawnys.
Assim como o Sauterne, que tomamos antes, esse também acompanhou bem o brigadeiro de chocolate belga, porém, comparado ao Sauterne faltou complexidade.
Embora não tenha sido sobreposto pelo chocolate, não consegui distinguir uma variedade de sabores em contraposição. Apenas "harmonizou", não se destacou como aconteceu com o Sauterne que a cada gole se percebia uma universalidade de sabores interagindo com o gosto do chocolate. Os maiores nuances desse porto foram "abafados" pelo chocolate intenso.
Talvez, para um chocolate tão forte, um Ruby seria mais adequado, mais doce e mais intenso que esse Tawny. Um Vintage deve ser a combinação exata.
Ressalte-se que esse vinho ainda era bastante doce e frutado para um Tawny, tenho a impressão que um Tawny 20 anos teria sumido diante do chocolate.
Ou seja, embora este vinho não tenha feito feio, não é a combinação mais adequada para brigadeiros de chocolate belga. O Sauterne caiu muito melhor. No entanto, dessa experiência não se pode extrair a regra que os Sauternes são mais adequados que os Portos para acompanhar chocolate. Apenas que, com relação a estes vinhos em especial, e a este chocolate, também em especial, o Sauterne se saiu muito melhor.
A regra que fica é que não tem regra.  Eu, por exemplo, nunca imagineiu que um Sauterne acompanharia bem um chocolate intenso como este, tive que arquivar mais um preconceito. Aliás há um lugar comum entre os "conhecedores" de vinhos que dizem: "chocolate é um inimigo do vinho". A meu ver, pelas experiências que temos feito, acho isso a maior bobagem, desde que bem escolhidos, o vinho e o chocolate, essa é uma combinação espetacular. É isso aí, por isso que só tomando mesmo.
Vou sugerir ao Rodrigo fazermos uma seleção dos melhores vinhos para acompanhar chocolates.
Aliás, fico imaginando como seria um ótimo champagne, bem encorpado, com um chocolate Lindt bem leve, ou com bombons de chocolate com gianduia da Guylian (meus preferidos)? Essa nós ainda não experimentamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails