Seguindo com as curiosidades sobre o Champagne e a Champagne, faço agora uma homenagem para a Taci linda, minha russinha preferida.
Um dos primeiros países a comprar e a consumir quantidades relevantes do champagne espumante foi a Rússia. Por um bom tempo o mercado russo foi o maior importador da bebida, e parece que até hoje o champagne faz sucesso por lá.
Segundo o livro dos Kladstrup, Pedro o Grande levava quatro garrafas para a cama com ele toda a noite. E sua filha Elizabeth - czarina, tornou-se a primeira governante a determinar que o champagne fosse o vinho oficial dos brindes, substituindo o tokay (Tokaji, da Hungria).
E finalmente, mas não menos importante e curioso, a famosa Czarina Catarina, cujo apetite sexual é lendário, usava o champagne para fortificar seus jovens oficiais...que depravação...que delícia de bebida...
Deve ser daí a tradicional associação champagne/ caviar, não...? Bjo, me liga, Taci
ResponderExcluirestou vendo que o livro está fazendo uma diferença na sua cultura sobre vinhos... agora que tal um champagne no terraço do Le Crayère, seu hotel preferido en France..... gros bisous
ResponderExcluir