quinta-feira, 22 de abril de 2010

Champagne - mais curiosidades

Seguindo com as curiosidades sobre o Champagne e a Champagne, faço agora uma homenagem para a Taci linda, minha russinha preferida.
Um dos primeiros países a comprar e a consumir quantidades relevantes do champagne espumante foi a Rússia. Por um bom tempo o mercado russo foi o maior importador da bebida, e parece que até hoje o champagne faz sucesso por lá.
Segundo o livro dos Kladstrup, Pedro o Grande levava quatro garrafas para a cama com ele toda a noite. E sua filha Elizabeth - czarina, tornou-se a primeira governante a determinar que o champagne fosse o vinho oficial dos brindes, substituindo o tokay (Tokaji, da Hungria).
E finalmente, mas não menos importante e curioso, a famosa Czarina Catarina, cujo apetite sexual é lendário, usava o champagne para fortificar seus jovens oficiais...que depravação...que delícia de bebida...

2 comentários:

  1. Deve ser daí a tradicional associação champagne/ caviar, não...? Bjo, me liga, Taci

    ResponderExcluir
  2. estou vendo que o livro está fazendo uma diferença na sua cultura sobre vinhos... agora que tal um champagne no terraço do Le Crayère, seu hotel preferido en France..... gros bisous

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails