sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tomados: AM (Abafado Molecular), Branco, Rosé e Tinto - Luis Pato

Esses eu tomei!
Com a Taci Linda, o Carlão e a Giovana, a convite e na companhia do produtor, o admirável Engenheiro Luis Pato (assim que ele é chamado lá).
Em janeiro, ao visitarmos a adega do Luis Pato, na Bairrada, tivemos o prazer de experimentar os vinhos que ele acabava de produzir e que ainda sequer estavam engarrafados para venda. O lançamento desses vinhos está programado para este ano, devendo chegar ao Brasil, através da Mistral, por volta de março/abril (espero que o preço seja bom, pois pretendo comprar uma caixa).
São vinhos leves e suavemente adocicados, sendo o tinto um pouco mais encorpado e peculiar. Todos são excelentes e ótimas opções para aperitivar ou mesmo para sobremesas leves.
A Taci e e Giovana adoraram especialmente o rosé, que tem uma coloração incrível e um sabor único - quem tiver preconceito com vinhos doces deve provar, vai mudar de idéia sobre o assunto. É muito melhor que qualquer colheita tardia da América do Sul.
Vale dizer que esses vinhos não são doces em razão de a colheita das uvas ter sido feita tardiamente (o Luis Pato não gosta dessa idéia de colher uva "podre"). O processo de produção é semelhante ao vinho do Porto, onde a fermentação é interrompida e mantém mais açúcar no vinho. Mas no caso dos AM não é inserido nenhum aguardante ou fortificante (como ocorre no Porto), por isso o vinho fica leve (9% a 10%).
Foi uma experiência incrível, até porque incluiu uma "aula" de aproximadamente 1 hora, em que pudemos 'dividir' nossas impressões sobre os vinhos portugueses com o Luis Pato. E ainda conhecemos sua garrafeira (adega para nós) pessoal:

Fica aqui também registrado nosso agradecimento à receptividade do Luis Pato e à atenção que nos foi dispensada em pleno sábado. Foi certamente a visita mais marcante que fizemos aos produtores de vinho de Portugal !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails