segunda-feira, 22 de março de 2010

Tomado: FP Ensaios Tinto, 2008

Esse eu tomei!
Este Filipa Pato Tinto foi o vinho que tomamos para acompanhar o almoço.
Um tinto muito bem estruturado e encorpado, feito com um corte de Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto e Baga. Mais uma barganha do Carlão na Casa Flora.
De coloração rubi escuro, com aromas de frutas negras, tem taninos presentes e boa acidez para acompanhar uma refeição. No final de boca tem um sabor levemente abaunilhado, que deve ser fruto de envelhecimento em madeira.
Interessante observar que no final de boca também deixa uma leve impressão (leve mesmo) de 'frisante', algo típico da Baga, coisa bem leve mas que para mim torna essa uva muito peculiar.
Agora, para finalizarmos a degustação Filipa Pato, falta experimentarmos apenas o vinho de sobremesa e o Lokal, cujas garrafas já foram adquiridas e estão armazenadas na garrafeira do Carlão...

2 comentários:

  1. Grande Filipa Pato! 100% de aprovação para os vinhos que já experimetamos. Olha que ainda não tomamos os destaques da sua adega, estão lá em casa aguardando para serem tomados o vinho de sobremesa e o Local Sikal.
    Percebe-se que a Filipa, assim como o seu pai, não é uma "enoaventureira", além de saber o que faz com as suas uvas, escolhe bem o que fazer com elas. É a prova de que é possível se fazer um vinho de bom/custo benefício sem abrir mão da identidade do terroir. Excelente produtora! Grande descoberta. No Brasil ela ainda é muito pouco conhecida e divulgada, mas tenho certeza que isso vai mudar.
    Para quem quiser conhecer mais sobre a "engenheira" visite o seu site:www.filipapato.net.

    ResponderExcluir
  2. Opa Rodrigo!

    Sou fanzão da Filipa Pato, pelo que já conheço dela, que é a linha ensaios e o 3b. Adorei a sequência de posts sobre eles, e certamente um dia vou postá-los lá no Notas Etílicas!

    Notável o seu apreço pelos vinhos lusitanos, hein!

    Um grande abraço, vou me tornar habitué daqui, e te indicar lá no 'Notas'!

    Alexandre

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails