sexta-feira, 26 de março de 2010

Tomado: Porto Fonseca Vintage Guimaraens 2001

Esse eu tomei!

Já que o Carlão acabou de postar o Cartuxa Reserva 2004, acho importante falar sobre o terceiro e último vinho que tomamos no restaurante Sacramento, em Lisboa (depois do Herdade do Esporão).

Obviamente, depois de duas garrafas marcantes, chegamos à sobremesa (morangos com chocolate, brownie com sorvete de nozes e torta de maçã com sorvete de creme) e para acompanhá-la nada melhor do que um bom porto.

Deixamos na mão do maître a escolha do vinho e ele nos trouxe essa 1/2 garrafa do Fonseca Vintage Guimaraens 2001.

O vinho: Estava espetacular, muito frutado, complexo, sabor de encher a boca com muita, muita persistência.

Eu adoro o porto e tenho ligeira predileção pelos tawnys, mas cada vez que experimento um Vintage fico 'balançado'. É realmente um vinho incrível e único, com uma complexidade de sabores inigualável. Apesar de relativamente jovem, esse vinho já mostrava muito bem suas características. Uma grande pedida. Excelente com as sobremesas.

Curiosidade: Extrai do site da Vinci, que traz esse porto para o Brasil, o seguinte comentário sobre o porquê do nome "Vintage Guimaraens", quando a Fonseca tem seus tradicionais Vintage sem qualquer denominação específica. Trata-se de uma seleção especial em anos em que nem toda a produção pode ser declarada Vintage. Vejam:

"Nos anos em que a Fonseca não declara um Vintage clássico, seleciona as melhores uvas provenientes das vinhas da Quinta do Panascal para garantir uma pequena quantidade deste vinho soberbo, que é produzido exatamente da mesma maneira que o Vintage da Fonseca. Bem estruturados e perfeitamente equilibrados, os Vintages Guimaraens combinam perfeitamente potência e classe, com um estilo que oferece grande prazer desde cedo."
Para finalizar, considerando que o Sacramento foi o restaurante que mais nos identificamos em Lisboa, seguem duas fotos que demonstram bem nossa "felicidade" pós-enogastronomia (desculpe o neologismo):

José e a arte de decantar !

Os casais depois da esbórnia enogastronômica...

Em tempo, na Vinci a garrafa de 750 ml desta mesma safra é encontrada por R$ 252.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails