sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Encontro de Vinhos - 05/08/2010

Ontem estivemos no Encontro de Vinhos promovido pelo Daniel (Vinhos de Corte) e pelo Beto (Papo de Vinho). Foi um sucesso. Parabéns aos dois organizadores, realmente conseguiram reunir muitos produtores, revendedores e admiradores de vinhos.

Experimentamos muito vinho bom e ainda pudemos conhecer pessoalmente os blogueiros que 'convivemos' no dia-a-dia dos nossos passeios pela internet, como o Silvestre (Vivendo a Vida), o Jeriel (Blog do Jeriel), o Walter Tommasi (Tommasi no Vinho) e o João Filipe Clemente (Falando de Vinhos).
Pudemos até "dar uma rapidinha" com um Sassicaia 2006, trazido pelo Rogério da Ravin. Digo demos uma rapidinha porque esse vinho - espetacular - foi devorado pelos presentes em poucos segundos, apesar de merecer ser decantado e bebido com calma, algo impossível nas circunstâncias do evento ... Mas valeu muito à pena conhecer esse ícone dos vinhos italianos e comprovar que realmente sua qualidade é incrível.
Provamos também alguns vinhos brasileiros, sendo que o melhor tinto que achei foi o Pizzato DNA 99, um Merlot da Safra 2005. Mesmo assim, ressalto que o custo desse vinho torna difícil sua compra, pelo menos para mim, pois é cerca de 120 reais.

Entre os espumantes tomamos a maravilhosa Angel Dust, da SP Gourmet, um champagne legítimo e um pouco mais adocicado - extra dry - com aromas e sabor de pão tostado e mel, muito boa mesmo. Tenho certeza que minha sogra, que não gosta dos champagnes brut em razão do final mais amargo, vai adorar esse.

Ainda provamos dois ótimos espumantes nacionais, os Maximo Boschi (tradizionale e speciale 2006), trazidos pelo Empório Del Mundo e servidos pelo Carlos Toledo:


Achei excelentes esses espumantes e gostei ainda mais porque estão na faixa dos 40 a 70 reais e o Empório fica na Rua República do Iraque, perto de casa.

Destaco ainda três vinhos que tomei no stand da Ravin, o Vega Saúco Crianza - que ganhou a degustação às cegas do evento - e custa apenas 49 reais; o Zuccardi Serie A Torrontés - um branco ácido e saboroso (lembra lima), muito bom; o Zuccardi Serie A Bonarda - um tinto frutado e redondo, bom para sair da mesmice dos Malbec.

No stand da Cantu ainda provamos dois ótimos vinhos, um Amarone rico e intenso e um Pomerol (Chateau La Fleur du Roy). Ambos muito bons, mas acima de 200 reais...

Finalmente, tivemos um papo muito agradável com o representante da Cave Jado, um francês muito simpático. Aliás, experimentamos alguns vinhos do Loire e do Sudoeste francês - trazidos pela Jado - muito agradáveis e com boa relação de custo.


Bom, foi isso que consegui lembrar depois de tudo o que tomamos... Carlão, me ajuda aqui e acrescente o que mais lembrar !!

3 comentários:

  1. Rodrigo e Carlos, obrigado pela presença de vocês. Foi muito bom conhecê-los. Pena que não deu pra conversarmos com calma, mas com certeza nos falaremos mais.
    Um abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. me interessou o espumante Angel Dust... pelo seu comentário deve ser bem agradável....gostei da sua foto e do Carlão...estão muito bonitos...quando formos à Zuccardi tomamos os vinhos que voce cita paa tirarmos a prova dos nove.....bjs.. elsa

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo e Carlos

    Foi um prazer conhece-los.

    Obrigado pelo post.


    Vejam um tempinho nas agendas e venham nos visitar!!

    Grande abraco
    Rogerio D avila

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails