terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tomado: Montessu 2006

Esse eu tomei.
Neste sábado em um restaurante que não sei como não tinha ido antes, o Pasquale Cantina.
Esplêndida cantina, simples, aconchegante e que serve uma belíssima macarronada, sem aquele característico exagero de molho de tomate (que eu também gosto). Deliciosa, e o melhor de tudo: tem uma carta de vinho com preços honestos, vastíssima no que concerne aos vinhos da Itália. Vai direto para nossa lista de locais recomendados para se comer bem e tomar um bom vinho.
Esse vinho era um convite da casa, vendido na importadora (Ravin) por R$ 129,00, no restaurante nos custou apenas R$ 89,00!
Ótima iniciativa do restaurante e - imagino - da importadora. Como a carta é muito extensa e fiquei em dúvida entre um montão de opções, resolvi aceitar a recomenação da casa. Ademais, era um vinho que tinha curiosidade de tomar. Elaborado pelo mesmo enólogo da "lenda" Sassicaia, com um corte de uvas que nunca tinha tomado...
-- Sra. uva Carignano (que compõem 60% desse vinho). Muito prazer, Carlos. Vamos nos encontrar outras vezes.
Um grande vinho! Surpreendeu-me positivamente. Encorpado, potente, vermelho escuro, cheio de sabor e personalidade. Notei sabor de tabaco, café e especialmente ervas. Delicioso cheiro. Combinou muito bem com o condimentado macarrão que comemos. Conforme o tempo passava o vinho ia melhorando ainda mais.
Terminamos o almoço e, como era apenas um almoço, sobrou um quarto do vinho. Enfiei a rolha novamente na garrafa e trouxe pra casa. Esqueci na adega. Agora, mais de 70 horas depois, tomo seus últimos goles enquanto escrevo esse post. O vinho ainda está delicioso, nem parece que estava aberto há tanto tempo.
Concluo que é um vinho pra se comprar de caixa e estocar para o futuro, tem um ótimo potencial de guarda, certamente vai estar ainda melhor nos próximos anos.
Provavelmente vou comprar outras garrafas pra guardar. As que não aguentar guardar vou deixar aerando no decanter por alguns minutos antes de tomar.
Muito bom tomar um bom vinho, em um bom lugar, comendo uma boa comida e, principalmente, em uma excelente companhia. Vejam a cara de felicidade da madame depois de umas duas taças. Não é de dar inveja?

5 comentários:

  1. Carlos - a cantina Pasquale tem uma curiosidade interessante - sabe a Parreira que tem logo na entrada - os fregueses da casa compram os cachos de uvas.
    Então cada um acaba etiquetado com o nome da família que o comprou e ate onde sei o dinheiro arrecado e doado para uma instituição de caridade. Bem bacana a iniciativa.
    Não deixem de apreciar o carbonara de lá - simplesmente delicioso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A esqueci de falar e o Carlos também - a carta de vinho e dividida pelas regiões, ou seja literalmente o mapa da Italia com sua divisão geográfica.
    Assim, podemos escolher entre um vinho da Puglia ou da Toscana por exemplo.
    Muito bacana.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, boa tarde!


    Um dos restaurantes de Sao Paulo que admiro e frequento.

    Este vinho realmente esta muito saboroso e com este preco promocional fica melhor ainda.

    Obrigado pela pedida!

    Grande abraco

    Rogerio D avila

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Rogerio,
    Infelizmente esse vinho só o Carlos, meu companheiro de blog, tomou.
    Espero poder experimentá-lo amanhã no Encontro de Vinhos ! Fiquei curioso.
    Abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Excelente preco, eu comprei esse vinho aqui nos Estados Unidos ano passado 0 2005 e paguei U$ 35.00, pagar esse preco num restaurante em Sao Paulo(uma das cidades mais caras do mundo atualmente), realmente eh uma barganha. Soh nao tomei ainda p/ poder comentar qualquer coisa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails