quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Direto de Mendoza: Familia Zuccardi

Ainda no primeiro dia de visitas nos arredores de Mendoza fomos na gigante do vinho Familia Zuccardi, conhecida especialmente por seus vinhos varietais "Q" e pelo seu corte premium "Zeta".
Uma vinícola grande, com galpões amplos e equipamentos modernos. Visita muito bem organizada e sala de degustação e vendas ampla, bem decorada. Tudo muito bonito.
Para se ter uma idéia do requinte tecnológico, vejam abaixo os tonéis de fermentação do Zeta, que são inclinados para aumentar - por pressão natural - a velocidade da mistura dos "ingredientes". Os tonéis das outras linhas são todos cilindricos.

Outra peculiaridade. Os barris de carvalho - francês e americano - ficam empilhados em estantes de metal ao invés de serem colocados uns sobre os outros. Isto tudo para que haja maior circulação de ar, aumentando o contato da madeira com o oxigênio e acelerando o envelhecimento do vinho. Carlão observou bem isso:

Ao final da visita passamos para a sala de degustação, cuja parede lateral conta com uma adega enorme com diversas safras dos vinhos da bodega. O local é muito charmoso, deu vontade de pegar uma garrafa e já abrir...

Os vinhos oferecidos para degustação foram o Santa Julia Rosé (vinho de linha de entrada, simples, gostosinho); o Alambrado Malbec (vinho intermediário, ainda simples e um pouco alcólico, mas fácil de tomar); o Q Tempranillo (este sim um vinho bom, mais complexo e equilibrado); e o Santa Julia Tardio (vinho de sobremesa que é melhor como aperitivo, pois é gostoso mas muito leve, não aguentaria um doce mais forte).

Foi uma visita muito bacana, pudemos provar vinhos simples e vinhos de primeira, mas aguardem que o melhor fica por último...No segundo dia de visitas fomos a bodegas menores, 'boutiques' do vinho, onde tomamos preciosidades conhecidas e também desconhecidas por muitos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails