sábado, 2 de outubro de 2010

Encontro no Santo Grão (vinhos orgânicos x vinhos naturais)

Depois de ter lido um artigo muito interessante escrito por Jacques Trefois, na coluna Paladar do Estado de São Paulo (Estadão - confira aqui), meu velho José Olinto trocou alguns e-mails com o autor do artigo e resolveram se encontrar.
O encontro foi no Santo Grão e, como convidados, fomos eu, minha mãe, minha irmã Thaís (com o Joaquim na barriga) e meu cunhado e xará Rodrigo Pecchiae.
Uma reunião muito agradável, regada inicialmente por um Sauvignon Blanc da Dona Paula e depois por um tempranillo das Bodegas Valdemar. Vinhos muito bons.
Falamos de muitos assuntos, especialmente de restaurantes, bistrôts e vinho.
E como resultado ainda recebemos muitas dicas do Jacques a respeito de vinhos "naturais".
Muita gente acha que vinhos orgânicos e vinhos naturais são a mesma coisa, mas não são.
Os orgânicos tem como garantia apenas o fato de que na produção da uva não é utilizado agrotóxico, mas no processo de vinificação o produtor pode acrescentar outros produtos químicos.
Já os vinhos naturais são mais restritos, além da ausência de agrotóxicos, nada pode ser acrescentado no processo de vinificação, nem sulfitos, ácidos ou açúcares. Ou seja, são vinhos que resultam do mero processo de fermentação das uvas, naturalmente, exigindo inclusive uma guarda mais cuidadosa.
Recebemos indicação de diversos rótulos, especialmente franceses, que iremos comprar, tomar e depois comentar aqui no blog.
Obrigado, Jacques, pela atenção e pelas dicas. esperamos nos reencontrar em breve.
Abraço!

Um comentário:

  1. realmente foi muito interessante e elucidativo o encontro.. para mim especialmente, aprendi muito sobre os vinhos naturais e que não são a mesma coisa que os organicos..... espero que possamos desfrutar de outros encontros tão agradáveis quanto aquele... bjs.... elsa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails