sábado, 3 de setembro de 2011

RestoRoubo: Os Restaurantes que abusam no preço dos vinhos

Já faz um tempo que tenho me indignado com o preço dos vinhos em alguns restaurantes, especialmente em São Paulo. Não consigo encontrar justificativa para isso, não há como explicar a cobrança de um preço 150, 200% acima do preço das importadoras, e olha que os restaurantes já compram os vinhos com maior desconto das importadoras.
Ou seja, o restaurante tem a ousadia de colocar margem de lucro de, em muitos casos, até três vezes.
Para mim, um desrespeito ao cliente. Costumo não voltar em restaurantes que tem esta conduta.
E por isso, resolvi criar uma seção no blog só para comentar quando me deparo com essa situação. Chamei de RestoRoubo. Justo.

Para inaugurar, vou falar de uma experiência que tive essa semana, no A Bela Sintra, localizado na rua de mesmo nome, em SP.
O lugar é bonito, tem ótimo serviço, boa comida, apesar de um pouco cara, mas tudo como já conhecemos em restaurantes "chiques" da cidade.
O triste é pedir a carta de vinho e ver coisas como:
Carm, do Douro, a 120 reais (custa 46 na WorldWine)
Vinha grande, a 175 reais, deve ser uns 70 na Zahil.
O melhor custo beneficio, em termos de margem de lucro, era o Pêra Manca, a 1400 reais, já que custa uns 700 na adega ajentejana. Mas aí o motivo da "baixa" margem de lucro é o valor absoluto alto. Óbvio...


Na minha opinião nenhum serviço de vinho em restaurante pode custar mais que 50% do preço do vinho na importadora. Justo!


E nesse quesito eu lembro de um bom restaurante que sempre frequento, o Gardênia, em pinheiros, onde se pode tomar um Sassoalloro por 135 reais, ou um DV Catena por 80, ou um Luiz Pato Baga por 55....e ainda comendo uma boa paleta de cordeiro.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente, depois os importadores não sabem o motivo dos brasileiros não consumirem uma maior quantidade de vinhos por pessoa. Por aqui todos na cadeia desde o importador até o varejista querem ganhar alto com o vinho, pensando que é uma bebida de elite. É pessoal vai demorar para o Brasil ser um consumidor-produtor respeitado de vinho, já que ainda nem sabemos nosso terroir e os impostos são altíssimos. Uma garrafa de vinho brasileiro consegue ser mais cara que um importado do mesmo nível. Vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. A maior parte dos restaurantes compra os vinhos com um desconto que em alguns casos chega até 50% do catálogo do importador e ainda duplicam e até triplicam os preços finais ao consumidor. É um verdadeiro crime que se comete contra o consumidor, assim como os R$ 29 que paguei no estacionamento adm. pela Estapar no Grand Hyatt São Paulo na noite de 30.08.2011
    Mas infelizmente não vejo possibilidade de mudança, porque o brasileiro reclama mas continua pagando.....parabéns pelo tema assaz oportuno.

    abraço

    Jeriel

    ResponderExcluir
  3. Jeriel, esse é um tema que vou bater forte aqui no blog, vou apontar e criticar cada restaurante que eu for e roubar no preço.
    Acho importante isso, é duro vc gostar da comida e não poder tomar um vinho à altura.
    Ainda acrescento que a 'rolha' no Bela Sintra é 100 reais, nada razoável também.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. É por isso que hoje em dia eu tenho meia-dúzia de restaurantes que frequento que, na sua maioria, permite inclusive que eu leve meu vinho, cobrando uma taxa de rolha justa - ou isentando dessa cobrança. O A Bela Sintra de fato é bom, mas fui uma vez e não sei se volto. Preço caro e carta antipática, como vc notou.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, você tem toda razão, o post é pra lá de adequado .. Também tenho escrito sobre isso, às vezes, no meu blog - mas o páreo é duríssimo. Escrevi a algum tempo sobre o restaurante APriori, no Brooklin, aqui em SP. Eles cobravam 620 reais por uma garrafa de Bramare Marchiori Malbec !! O dono do restaurante ficou bravo comigo e reclamou muito, sob a famosa alegação do serviço, das taças que se quebram, do sommelier, etc. OK, eu entendo perfeitamenet isso, mas não se pode definir uma taxa percentual (por exemplo 200%) e simplesmente aplicar sobre todos os vinhos da carta ! No caso do Bramare, estão sendo cobrado por volta de 400 reais a mais - para taças, serviços e sommelier ?!? Não tem sentido ...
    Enfim - também escrevo muito sobre restaurantes que fazem o oposto, e têm procurado oferecer bons vinhosa preços razoáveis : Ráscal, Poivre, Vranda Grill, Pasquale,e outros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. A minha experiência no Bela Cintra foi péssima. O local mostrou-se um "não-lugar" para mim. Muito cenário (não como decoração!), comida sofrivel, atendimento nada mais do que formal e exegerado e a bebida dentro do esperado.No final, uma conta alta para uma experiência decepcionante. E não tomamos vinho!
    Thyrso Maltez / SSA-Bahia

    ResponderExcluir
  7. deus meu. o vinha grande custa 35 reais na loja, aqui em portugal...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails