terça-feira, 30 de março de 2010

Tomado: Angélica Zapata Chardonnay 2005

Esse eu tomei!
Pode se dizer que é um clássico. Em termos de brancos da América do Sul tomei poucos vinhos como este.
Esta foi a 3ª garrafa, do mesmo vinho, que tomei neste sábado (27/03/2010) em um agradável almoço no restaurante argentino 348 na companhia da Gi, Edu, Laura, Felipe e Carol.
Trata-se de um chardonnay potentíssimo, encorpado, macio. O site da Mistral (que o comercializa por justos R$ 78,30) o indica como "amanteigado"! De fato. Rs... não resisto em concordar (mais um passo rumo às pêras mastigadas...rs... em breve chegamos lá).
O que importa é que é um vinho de personalidade. Afirma-se como um argentino, e é coerente com a linha do Catena. O vinho estagia em madeira por 11 meses, sendo 73% em barrica de carvalho francês novo. Ora, coisa nada comum aos brancos.
A madeira lhe dá um corpo que não lhe deixa fazer feio diante de um churrasco argentino.
O calor do sábado nos levou a tomá-lo em uma temperatura bem mais baixa do que o recomendado, quase na temperatura em que as cervejas são servidas, uma pena, tenho certeza que aos 8ºC seria ainda muito melhor.
P.S.: Com a sobremesa, panqueca de doce de leite, tomamos, mais uma vez, um Catena Semillon Deux 2007 (http://esseeutomei.blogspot.com/2010/03/tomado-catena-semillon-deux-2007.html). Fantástico, com o doce de leite fico ainda melhor do que com a torta de limão do post anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails